Volvo é a primeira a adotar diesel renovável R5 da Petrobras nos abastecimentos de fábrica

O diesel R é produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, que pode variar de 5% (R5) até 10% (R10). Com a medida, a fábrica de Volvo reduzirá em 400 toneladas suas emissões anuais de CO2.

A Volvo é a primeira montadora do Brasil a utilizar o novo diesel renovável R5 da Petrobras em todas as atividades que demandam combustível dentro de seu complexo industrial de Curitiba (PR), onde produz caminhões e chassis de ônibus.

O diesel R é produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, que pode variar de 5% (R5) até 10% (R10). Com a medida, a fábrica de Volvo reduzirá em 400 toneladas suas emissões anuais de CO2.“Este é mais um passo em nosso compromisso com a transição energética para a descarbonização nos transportes”, declara Alan Holzmann, diretor de estratégia de produto caminhões da Volvo.

A Petrobras aumentará em 150% a produção do diesel R5 na Refinaria de Araucária (PR). Foto: Volvo

Todo o consumo da fábrica de Curitiba passa a ser com este novo combustível, desde o primeiro abastecimento do tanque dos veículos que saem da linha de produção, passando por todo o trabalho nas pistas de testes, até outras tarefas e avaliações feitas em laboratório.

O combustível utilizado na fábrica da Volvo é produzido pela Petrobras, na refinaria de Araucária (PR), e distribuído pela Ipiranga.

Em 2022, a Volvo utilizou aproximadamente três milhões de litros de diesel em suas operações internas. Cálculos mostram que a adoção do R5 dentro da planta trará uma significativa redução nas emissões industriais. “A cada 10m3 de diesel R5 consumidos há redução de uma tonelada de gases que provocam o efeito estufa”, destaca Guilherme Malucelli, diretor de projetos e inovação industrial da Volvo.

Alternativa sustentável

O novo combustível é uma alternativa sustentável no ciclo diesel. “Estamos atendendo às demandas dos clientes e da sociedade por produtos de menor impacto ambiental. O coprocessamento de diesel mineral com matéria-prima de origem renovável tem se mostrado um caminho viável, que irá contribuir para um mercado ambientalmente mais sustentável e para a transição energética”, afirma o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.“Uma grande vantagem é que o novo combustível pode ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções sem a necessidade de adaptações nos motores. Também não é necessário alterar nada na cadeia logística de distribuição ou nos processos de armazenamento”, assegura Holzmann. “O diesel renovável R5 é uma excelente alternativa para redução de emissões da frota de caminhões já em circulação no país. Recomendamos seu uso a todos os transportadores”, afirma o diretor da Volvo.

O diesel com conteúdo renovável produzido pela Petrobras está disponível no mercado. Em 2023, a empresa ampliará em aproximadamente 150% sua capacidade de produção do diesel R5 na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária.

A utilização desta capacidade dependerá das condições de mercado.Metas ambiciosasSempre na vanguarda em soluções ambientalmente corretas, a Volvo tem metas ambiciosas globalmente na área ambiental. O objetivo é reduzir em 50% as emissões de CO2 nos veículos ofertados pela marca até 2030 e em 100% até 2040.

A contribuição para um transporte comercial sustentável também passa pelas operações industriais em todo o mundo, que gradativamente vêm diminuindo o nível de emissões, como está ocorrendo no Brasil. Na Europa, a marca já tem fábricas totalmente livres de CO2, como em Skövde (Suécia) e Ghent (Bélgica). 

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL