Volvo desenvolve caminhões com campo visual de 360°

22 October 2014

volvo camiones logo

volvo camiones logo

A Volvo caminhões está desenvolvendo uma nova tecnologia que busca reduzir os riscos de acidentes provocados por um campo visual limitado. Graças a ela, o veículo é capaz de captar uma visão de 360° de todo o seu entorno através de múltiplas fontes. Essa informação é utilizada pela máquina que é capaz de avalia-la e sugerir ações a tomar para evitar acidentes.

A nova tecnologia trabalha com uma plataforma de dados que reuni essa informação proveniente de câmaras, radares e outros tipos de sensores localizados em diversas partes do veículo. Com isso, o caminhão é capaz de realizar a exploração de 360° cada 25 milissegundos.

Mansour Keshavarz, engenheiro de Sistemas na Volvo Trucks, afirma que “em muitos sentidos, a tecnologia serve como um copiloto, mas um que pode ver todo o veículo, já que também pode alertar ao piloto das coisas que estão acontecendo com um sinal de alarme o de freado, por exemplo, para que ele possa reagir e evitar um acidente”.

Segundo a companhia, o sistema está em fase de teste e poderia ser uma realidade entre cinco e dez anos a partir de agora.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL