Volvo CE lança protótipo de escavadeira compacta 100% elétrica

17 May 2017

127337 excavadora hibrida ex02 1

Em sua Cúpula da Inovação, realizada em Londres, a Volvo Construction Equipment apresentou seu mais recente equipamento conceito, oEX2, protótipo de escavadeira compacta 100% elétrica que tem zero emissões, e segundo a companhia 10 vezes mais eficiência, com 10 vezes menos níveis de ruído e um custo total de propriedade menor que suas contrapartes convencionais. Segundo a Volvo, este é o primeiro protótipo de escavadeira compacta completamente elétrico no mundo.  

Para que o protótipo EX2 seja completamente elétrico, o motor de combustão foi substituído por duas baterias de íon de lítio, totalizando potência de 38 KWh, que armazenam suficiente eletricidade para operar a máquina durante oito horas em aplicação intensa, como escavar terra compacta. A arquitetura hidráulica também foi substituída por uma arquitetura elétrica que incorpora linhas eletromecânicas que ajudam a otimizar a cadeia de transmissão. A remoção do sistema hidráulico e do motor a combustão, assim como a redução das necessidades de resfriamento, levou a níveis de ruído consideravelmente mais baixos. Nesta etapa, a EX2 é puramente um projeto de pesquisa e atualmente não há planos de industrialização.

“Em linha com a visão do Grupo Volvo, de ser o provedor de soluções de transporte mais desejado e bem-sucedido no mundo, a Volvo CE está comprometida em contribuir com o desenvolvimento sustentável”, disse Thomas Bitter, vice-presidente sênior da Marketing e Portfólio de Produtos. “Na Volvo CE estamos desenvolvendo tecnologias conectadas à eletromobilidade, máquinas inteligentes e soluções de canteiro totais que beneficiarão nossos clientes e o meio ambiente, ao contribuir para melhorar o rendimento da máquina, a produtividade, a eficiência, a segurança e a sustentabilidade. Nossos futuros produtos e serviços terão um papel importante na construção de uma sociedade sustentável”, afirmou.

A Cúpula da Inovação se enfocou na infraestrutura e no transporte das cidades do futuro, e refletiu sobre como a indústria pode ter um impacto positivo na sociedade mediante uma maior eficiência no transporte, um menor impacto ambiental e maior segurança no tráfego. Neste sentido, a EX2 foi apresentada junto a outras inovações de todo o Grupo Volvo, incluindo um caminhão de lixo autônomo da Volvo Trucks e um ônibus elétrico da Volvo Buses.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL