Volvo CE inicia produção de peças por impressão 3D

26 March 2018

Trata-se de uma nova fronteira na pesquisa e desenvolvimento de inovações da marca sueca.

À medida em que a indústria da construção busca novos métodos para uma produção eficiente, os fabricantes de equipamentos também estão explorando novas formas adicionais de aumentar a produtividade. A Volvo CE introduziu a impressão 3D no sistema, para colocar à disposição dos clientes peças de reposição mais rapidamente e com mais eficiência. Métodos de impressão 3D também estão sendo investigados para na produção de protótipos.

“Apoiamos os clientes ao longo do ciclo de vida dos seus equipamentos”, diz Jasenko Lagumdzija, gerente de suporte comercial da Volvo CE. “É especialmente bom para as máquinas antigas cujas peças desgastadas já não se fabricam mais através dos métodos tradicionais. A produção de peças novas mediante a impressão 3D reduz o tempo e os custos, e por isso é uma forma de ajudar os clientes”.

Em seu serviço de pós-venda, a Volvo CE se encarrega da criação de peças de reposição feitas com termoplásticos. As peças podem ser fabricadas em qualquer formato e tamanho, e para qualquer unidade do portfólio de maquinário da Volvo. As partes típicas feitas por uma impressão 3D até o momento incluem partes de uma cabine, coberturas plásticas e seções de unidades de ar condicionado. A companhia utiliza seu próprio arquivo de desenhos, modelos 3D e informação de produtos para alimentar a impressora e produzir a peça nova corretamente.

“O cliente obtém exatamente a mesma função na substituição de metal por plástico”, diz Anikka Fries, gerente de pós-venda da Volvo CE. “Asseguramos muito a qualidade: as peças 3D têm as mesmas especificações, passam pelo mesmo processo que as originais e obtêm a mesma garantia, por isso os clientes podem estar certos de que terão uma peça genuína aprovada pela Volvo”.

A criação de peças novas através do processo de impressão 3D pode levar apenas uma semana.

Além de que a impressão 3D é um elemento cada vez mais desejável na produção de peças de reposição, o processo também está sendo usado pela Volvo CE na construção de novos componentes para protótipos de máquinas. A companhia tem várias impressoras 3D para esta finalidade em suas instalações de pesquisa e desenvolvimento.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL