Volvo apresenta inovação radical em hidráulica

By Fausto Oliveira03 February 2021

A Volvo Construction Equipment e a empresa finlandesa Norrhydro desenvolveram um atuador hidráulico digital para equipamentos de construção, que aumenta a produtividade ao mesmo tempo em que reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2. A nova tecnologia promete revolucionar o desempenho hidráulico das máquinas. A previsão é que o sistema esteja disponível nas escavadeiras Volvo até 2024.

O sistema patenteado NorrDigiTM usa um atuador digital com múltiplas câmaras, o que permite a redução ou até mesmo eliminação de boa parte do conjunto hidráulico de uma máquina. Ele pode eliminar, por exemplo, a necessidade de uma válvula de controle principal (MCV) – o coração de um sistema hidráulico tradicional.

Pode também tornar viável a redução da capacidade das bombas hidráulicas e a quantidade de mangueiras e tubulações na máquina. O sistema demanda menos energia, oferecendo a possibilidade de redução do tamanho e potência dos motores atualmente empregados nos equipamentos.

Os testes e avaliações dessa nova tecnologia, atualmente em andamento, demonstram tanto uma melhora na eficiência quanto um aumento na produtividade, segundo a Volvo. A Volvo CE e a Norrhydro assinaram um contrato pelo qual ambas as empresas continuarão a desenvolver esta tecnologia ao longo dos próximos anos. A Volvo CE tem direitos exclusivos de uso do sistema em suas máquinas durante o processo de desenvolvimento.

Diferentemente dos cilindros hidráulicos tradicionais, com duas câmaras – uma para compressão e outra para alívio – o atuador hidráulico digital utiliza quatro câmaras que podem ser conectadas em até 16 combinações diferentes, dependendo da carga exigida na operação.

“É como uma transmissão linear de 16 velocidades”, afirma Peter Stambro, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Norrhydro. “Os cilindros multicâmaras já existem há algum tempo. O que torna estes excepcionais é a forma como foram combinados com avançados sistemas de gerenciamento eletrônico, em que algoritmos complexos e a elevada velocidade computacional permitem respostas instantâneas usando apenas uma fração da energia para a mesma manobra ou ação da máquina, quando comparado com o modelo tradicional”, explica ele.

Utilizando uma escavadeira EC300E de 30 toneladas como bancada de teste, a tecnologia passou em sua fase inicial de prova de conceito e testes de durabilidade. Agora, passará para um período de teste de campo, em que protótipos serão usados em aplicações reais, em clientes selecionados.

“A capacidade de desenvolver essa tecnologia em parceria com um dos principais líderes do setor de equipamentos de construção oferece muitas vantagens, incluindo acelerar o tempo até a comercialização de produtos”, observa Yrjö Trög, CEO da Norrhydro. “Investiremos em uma nova fábrica de classe mundial para apoiar o lançamento. Estamos ansiosos para a introdução do sistema NorrDigiTM junto com a Volvo CE”, destaca.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL