Volkswagen Caminhões e Ônibus lança relatório de sustentabilidade

Documento abrange a consolidação e certificação do primeiro inventário global de gases de efeito estufa da VWCO para mapear os impactos de suas atividades e traçar planos de melhorias ainda maiores.

Presente em mais de 30 países e com matriz no Brasil, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lança seu relatório de sustentabilidade.

Resultado de um trabalho de mais de seis meses e com cerca de 1.500 pessoas envolvidas de diferentes esferas do negócio da empresa, tanto interna quanto externamente, a publicação apresenta a visão da VWCO numa abordagem ampla para questões ambientais, sociais e também de governança.

Foto: Volkswagen

Para tornar todo o conteúdo ainda mais acessível, a abertura do relatório traz um resumo das principais conquistas em formato digital. A data de lançamento coincide com o aniversário de oito anos da criação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), com os quais a VWCO se comprometeu ao aderir ao Pacto Global em 2022. As iniciativas fazem parte da jornada ESG da empresa, que se intensificou nos últimos anos.

“Nosso propósito é desenvolver soluções de transporte sustentável para todos. É por isso que temos investido em nossa internacionalização e seguimos evoluindo em nossa jornada ESG, desenvolvendo produtos cada vez mais eficientes e tecnológicos, que se somam a serviços e pós-vendas de excelência para nossos clientes”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O relatório evidencia os progressos da empresa neste sentido e seus mais recentes esforços, desde a criação da área de Sustentabilidade, passando à instauração de um comitê de alta liderança para tratar desses temas na empresa. 

Tudo isso permeia o programa Futuro da Volkswagen Caminhões e Ônibus, lançado em 2022 com o lema “Conectando o hoje com o amanhã” para promover ações que deixem um legado ainda mais sustentável às próximas gerações. O objetivo é alavancar as boas práticas já adotadas pela empresa, ampliando as iniciativas de impacto positivo. É o caso do desenvolvimento de portfólio de produtos com menor emissão, além do contínuo aprimoramento de processos nas fábricas e demais operações para redução de consumo de recursos.

Ao mesmo tempo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus retribui a confiança que recebe de toda a sociedade e a leva a conquistas como a liderança em vendas de caminhões. A empresa mantém uma relação próxima com a comunidade, apoiando iniciativas sociais nas áreas de cidadania, cultura, educação, esporte, saúde, meio ambiente e voluntariado, tendo praticamente dobrado o investimento nesses projetos para beneficiar quase cinco mil pessoas.

“São fatos e números como esses que o leitor encontrará em nosso relatório de sustentabilidade, elaborado com base em normas internacionais para publicações desse tipo e auditado externamente para garantir ainda mais solidez. Isso faz parte de nossa estratégia de transparência, responsabilidade e respeito, que reflete nossos esforços para nos mantermos como uma das empresas preferidas para negócios e também para nossos colaboradores”, destaca Livia Simões, vice-presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade da VWCO.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL