Vías Américas ganha contrato na Colômbia
26 March 2019
Para terminar a megaobra do projeto Cruce de la Cordillera Central.
Uma proposta econômica que ficou acima dos US$ 45 milhões foi feita pelo Consórcio Vías Américas, que com isso triunfou na concorrência feita pelo Invías da Colômbia e será um dos três responsáveis de terminar as obras rodoviárias que cruzarão a cordilheira de montanhas do país.
O consórcio está formado pela Construcciones Colombianas OHL (40%), Agrupación Guinovart (30%) e Alca Ingeniería (30%). Elas terão que entregar terminadas as obras no trecho correspondente ao departamento de Quíndio, a oeste da capital Bogotá.
Na prática, o grupo de construtoras terá que fazer os túneis curtos, a rodovia a céu aberto e as pontes do trecho. “O alcance do contrato contempla a terminação de cinco túneis, seis pontos, 6,5 km de duplicação e atenção a quatro pontos críticos, com prazo de execução de 19 meses a partir da expedição da ata de início. Os cinco túneis curtos somam 923 metros lineares, e neles se realizarão atividades de revestimento, pavimentação, construção de drenagens e tirantes”, disse Juan Esteban Gil, do Invías.
Além disso, a licitação inclui a finalização da superestrutura da ponte La Herradura, a instalação da camada asfáltica superior e as barreiras laterais de contenção. “Também deverão ser feitos os acabamentos, pavimentação e guarda-corpos de cinco pontes”, disse Gil.
“Para a licitação em questão se apresentaram oito propostas de empresas colombianas, equatorianas e espanholas, agrupadas em três consórcios, cuja participação demonstra a confiança das empresas de engenharia na transparência dos processos de infraestrutura que o governo da Colômbia mobiliza através do Invías”, disse a autoridade.