Via entre Chile e Argentina começará reforma
01 October 2018
Passagem Cristo Redentor na Cordilheira dos Andes é a principal conexão viária do Mercosul.
Doze ofertas de 13 empresas participaram da concorrência para repavimentação dos primeiros 45 quilômetros da Ruta Nacional 7 na região de Uspallata, Mendoza, na Argentina. A rodovia é parte da principal travessia entre Chile e Argentina. A proposta vencedora ficou 15% mais barato do que o orçamento base, e ficou perto de US$ 10 milhões.
O projeto consiste na repavimentação integral da pista, além de obras em barreiras e acostamentos, a reparação da ponte do Rio Mendoza e novas sinalizações. O prazo para a execução dos trabalhos é de 12 meses e permitirá melhorar a circulação de cerca de 3,4 mil veículos diários que circulam entre o Chile e a Argentina.
A repavimentação do trecho em questão faz parte do Sistema Cristo Redentor, projeto tocado pelo Ministério dos Transportes da Argentina. A passagem transfronteiriça tem relevância total, e foi objeto de discussões entre ministros de ambos os países, que qualificam a passagem como a mais importante via internacional do Mercosul. O plano de reforma, financiado pelo BID, inclui também a construção de autoestradas e variantes, o retorno à operação do sistema de túneis e outras obras rodoviárias.