Vestindo o futuro: os últimos desenvolvimentos em tecnologia wearable

A segurança dos trabalhadores é imperativa para todas as empresas, mas será que a tecnologia utilizável poderia ser a solução para mitigar os riscos em canteiros de obras? Catrin Jones informa.

The Atom by  XYZ Reality (Photo: XYZ Reality)

A tecnologia vestível tem uma presença crescente em canteiros de obras ao redor do mundo, pois demonstra seu potencial para promover a saúde, segurança, conectividade, produtividade e precisão.

De acordo com um relatório da Câmara de Comércio Americana, apenas 6% dos empreiteiros usaram dispositivos de desgaste em obras em 2018, mas espera-se que este número aumente para 23% até 2022, com tecnologias de desgaste, tais como sensores, que deverão crescer mais.

O relatório também afirma que os empreiteiros vêem as tecnologias portáteis como uma das principais formas de melhorar a segurança (83%), a gestão da força de trabalho (56%) e a produtividade (36%). Em geral, a Câmara de Comércio Americana diz que cerca da metade dos empreiteiros considera os indicadores-chave de desempenho do projeto, tais como cronograma, orçamentos e segurança, como estando entre os principais benefícios de se investir em tecnologias.

Como a tecnologia desgastante está mudando a saúde e a segurança

Os artigos de desgaste têm se tornado soluções cada vez mais populares para melhorar a saúde e a segurança no local e vários sistemas de monitoramento de funcionários foram introduzidos no mercado para atender a essas demandas.

O sistema de alerta de queda Spot-R e de evacuação de emergência da Triax Technologies monitora os movimentos dos funcionários para alertar o pessoal de segurança caso o dispositivo mude de elevação rapidamente, indicando uma queda.

As etiquetas RFID Scan-Link monitoram a localização dos funcionários e alertam os operadores do equipamento dos funcionários atrás da máquina.

Alguns smartwatches detectam vibrações; essa tecnologia é usada para monitorar as ramificações do uso do equipamento de energia por um longo período de tempo.

Os alertas informam ao usuário final quando o uso de ferramentas elétricas excede o que o corpo pode realizar com segurança, e isto é para evitar a síndrome de vibração do braço da mão (HAVS).

Há também capacetes inteligentes que monitoram vários elementos de saúde, tais como fadiga, batimentos cardíacos e estresse, para que os trabalhadores e a gerência possam modificar as atividades dos trabalhadores de forma a promover a saúde dos funcionários e a segurança e produtividade do local de trabalho.

Com todos os artigos de desgaste disponíveis na indústria, há uma abundância de dados e embora seja útil saber como um incidente ocorreu, também é importante aproveitar o papel que os artigos de desgaste podem ter na prevenção de incidentes futuros.

Swanholm Technology’s  safety vest. Swanholm Technology’s colete de segurança. (Photo: Swanholm Technology)

Jonathan Fava, presidente da Scan-Link Technologies, diz que o uso de dados históricos para saber como as coisas acontecem pode ser considerado o primeiro passo para promover a segurança no local de trabalho.

“Não basta saber como os acidentes aconteceram”, diz Fava. “O próximo passo é analisar os dados para evitar que acidentes aconteçam.

Com todas as detecções de funcionários detectadas pelo sistema Scan-Link, os gerentes podem identificar “pontos quentes” onde as máquinas detectam as pessoas com maior freqüência.

“Usando esses dados, os clientes podem identificar as áreas onde é mais provável que ocorra um incidente de atropelamento.

“Então, os clientes podem tomar decisões que diminuirão o risco de um acidente ao mover a localização dos materiais, para que os trabalhadores não tenham que andar no espaço de trabalho de uma máquina ou ao colocar sinalização avisando os funcionários das áreas de alto risco”, diz Fava.

A IA pode oferecer múltiplas soluções para o uso da tecnologia?

A tecnologia vestível tem o potencial de mudar a forma como vemos e lidamos com a saúde e segurança em canteiros de obras.

Trabalho notoriamente sujo, difícil e, às vezes, perigoso, pode ser mitigado através do uso da Inteligência Artificial (IA).

Jonas Svanholm, CEO e fundador da Swanholm Technology, acredita que os artigos de vestuário AI têm o potencial de oferecer às empresas soluções variáveis para atender às suas necessidades e podem ir além de um uso. A empresa entrou recentemente no mercado de artigos de desgaste com um colete de segurança conectado.

O produto tem dois componentes principais - uma tecnologia AI e Bluetooth controlada por movimento - que conecta o colete a um aplicativo em seu telefone onde você configura seus contatos de emergência. Ao detectar o movimento da pessoa, a IA permite que o colete se acenda ao sair da cabine de um veículo de trabalho, como uma escavadeira ou uma carregadeira com rodas.

“As pessoas estão muito ansiosas para ter esta conectividade”, diz Svanholm. “Elas têm algo que pode ajudá-las a fazer o trabalho”. Acho que os objetos de uso têm melhor usabilidade por causa disso”.

“Tentamos tornar o colete o mais flexível possível para que ele nos dê o potencial de adicionar diferentes sensores no futuro e o Bluetooth e a IA nos permitam fazer isso”.

Kenzen devices being used by McCarthy construction; Credit McCarthy Building Companies. Dispositivos Kenzen sendo usados por McCarthy. (Photo: McCarthy Building Companies)

Kyle Hubregtse, CEO da empresa final de monitoramento de segurança Kenzen, concorda com a Svanholm sobre como os artigos de desgaste podem melhorar a capacidade dos trabalhadores de fazer seu trabalho com segurança, mas também diz que há potencial para que tal tecnologia vá além da segurança.

Kenzen lançou um sistema de aquecimento corporal que utiliza monitoramento fisiológico para a prevenção de lesões por calor e morte entre os trabalhadores.

O sistema de monitoramento de calor do trabalhador em tempo real usa um sistema de Software como Serviço (SaaS) que inclui um dispositivo desgastável usado pelos trabalhadores em seus braços que alerta tanto o trabalhador quanto seu supervisor quando a temperatura corporal central está muito alta.

“Tentar evitar ferimentos e mortes no local é o foco número um, mas também é melhorar a capacidade de fazer seu trabalho”, diz Hubregtse.

“Se você for capaz de se moderar e parar antes de se superaquecer ou se esforçar demais, então você será capaz de fazer um trabalho melhor”. Isto, por sua vez, incentiva seu humor a melhorar e a forma como você trabalha com os outros aumentará”.

Hubregtse diz que há muitas maneiras de melhorar a produtividade em torno dos horários de trabalho e descanso e mitigar os riscos associados ao trabalho em períodos de calor no canteiro de obras ao longo do dia.

“Isto ajuda a melhorar a saúde geral dos trabalhadores, de modo que eles são capazes de moderar de forma diferente. Eles são capazes de entender seu corpo de maneira diferente com base nos dados e nos conhecimentos que lhes damos”.

Tecnologia de realidade assistida

Os artigos de desgaste também são fundamentais na fusão de realidades, o que está trazendo conectividade, produtividade e precisão aos locais de trabalho.

O fabricante de fones de ouvido Exoskeleton e realidade assistida Real Wear lançou a segunda versão de seus fones de ouvido de realidade assistida, o RealWear Navigator 500.

HeroWear Apex exoskeleton in action (Photo: Herowear)

A empresa diz que é mais elegante, leve e ergonômico do que o modelo anterior (o HMT100) para conforto durante todo o dia, mas é robusto e durável para uso em canteiros de obras e em ambientes industriais.

Apresenta um design modular, um sensor de câmera de 48 megapixels com maior capacidade de zoom, baixo desempenho de luz e é compatível com mais de 200 aplicações otimizadas.

“Com o Navigator 500, quisemos fornecer soluções empresariais em escala como parte do movimento de transformação digital.”

“Hoje, vemos a aceleração da transformação digital sobre o futuro do trabalho, especialmente desde a pandemia”, diz Andrew Chrostowski, presidente e CEO da RealWear Technologies.

Por que a tecnologia vestível está se tornando popular?

Mark Harris, CEO da fornecedora de roupas de proteção HeroWear, também concorda que a pandemia acelerou a adoção de novas tecnologias pela construção.

“Tem havido um maior impulso para valorizar a qualidade de vida das pessoas. Nessa linha, a Grande Demissão destacou a importância de cuidar de seus funcionários e compreender o alto custo (tanto fiscal quanto emocional) que as empresas enfrentam com alta rotatividade”.

Em resposta à demanda por saúde e segurança dos trabalhadores, os ex-vestidos da HeroWear fornecem assistência física para ajudar a reduzir o esforço nas costas - um dos principais fatores na crise das dores nas costas entre os trabalhadores da construção civil, diz Harris.

“Esse apoio também ajuda a lutar contra a fadiga”, acrescenta Harris. “E acidentes evitáveis freqüentemente ocorrem porque uma pessoa está fatigada”.

“Exossuits como o HeroWear Apex são uma solução prática, pois fornecem confortavelmente assistência física, mantendo a liberdade de movimento necessária para as tarefas em um canteiro de obras”.

Tecnologia de AR portátil e de uso fácil

Realidade Aumentada (RA) é outra inovação chave que evoluiu consideravelmente nos últimos dois anos. A tecnologia progrediu de simples sobreposições em dispositivos portáteis como tabletes a dispositivos de engenharia de grau de desgaste como óculos de proteção e o fone de ouvido AR da XYZ Reality, o Átomo.

“O Atom é uma peça de hardware especialmente projetada que combina um fone de ouvido com certificação de segurança, displays AR e poder de computação incorporado”, diz David Mitchell, CEO e fundador da XYZ Reality.

“Esta ferramenta fornece a proteção de um capacete com os poderes sobre-humanos do AR, alcançados através de displays ópticos de alta tecnologia, mostrando a versatilidade da tecnologia wearable”.

David Mitchell, CEO of XYZ Reality David Mitchell, CEO da XYZ Reality. (Photo: XYZ Reality)

Mitchell diz que para tirar o máximo proveito da tecnologia utilizável na construção, devemos nos afiar nos desafios enfrentados pelos trabalhadores no solo e pensar em como projetá-lo para ser o mais fácil e seguro possível de usar.

“A tecnologia de construção wearable de ponta como os dispositivos habilitados para AR proporcionam ao pessoal uma nova agilidade no local, permitindo-lhes construir com mais segurança, maior precisão e colaboração”, acrescenta Mitchell.

“Trazer a Modelagem de Informação Predial (BIM) para a vida em tempo real no campo, utilizando tecnologia digital como esta, também faz a ponte entre as lacunas de comunicação entre as equipes dentro e fora do local, abrindo novas maneiras de colaborar em projetos e realizar inspeções remotas, no caso do AR”.

Finalmente, soluções digitais inovadoras estão abrindo as portas para uma nova era de construção, na qual arquitetos, engenheiros e trabalhadores da construção civil estão conectados e apoiados pelo poder da tecnologia.

“É um momento empolgante para a indústria”, entusiasma Mitchell.

Mais investimentos em tecnologia wearable ajudarão a impulsionar esta transição para um futuro de alta tecnologia”.

“O potencial é enorme, trata-se agora de atuar e aproveitar as ferramentas à nossa disposição da maneira mais eficaz possível”.

Olhando para o futuro, a pesquisa e o desenvolvimento contínuos, bem como uma melhor compreensão das questões em construção e a maior disponibilidade de dados fornecidos por tecnologias digitais e software colaborativo, ajudarão a realizar o potencial da nova tecnologia.

Os artigos de desgaste digitalmente habilitados podem reunir informações sem problemas durante as operações, e isto poderia fornecer às empresas dados valiosos para análise a fim de melhorar a eficiência da construção no futuro.

Os cinésicos reduzem as lesões?

Kinetic, uma empresa de tecnologia wearable que promove ambientes seguros para a força de trabalho industrial, anunciou as conclusões de um novo relatório da Perr & Knight, uma empresa de consultoria atuarial sediada nos EUA, que conclui que a tecnologia wearable Kinetic Reflex reduz a freqüência de lesões em 50-60% e reduz a perda de dias de trabalho em 72%.

Foto: Kinetic

Diz-se que o relatório da Perr & Knight fornece uma análise atuarial do dispositivo de desgaste KINETIC e seu impacto nas perdas do seguro de indenização dos trabalhadores.

A empresa diz que o Kinetic Reflex é uma tecnologia que pode ser usada e que detecta posturas inseguras que ocorrem comumente no trabalho, tais como curvar-se, alcançar em excesso e torcer, que com o tempo levam a lesões.

“Para ter uma visão clara do dispositivo vestível KINETIC e seu impacto nas perdas do seguro de indenização dos trabalhadores, fizemos uma parceria com uma empresa de consultoria atuarial que tinha experiência comprovada de domínio nos setores de propriedade e acidentes e saúde”, disse o CEO da KINETIC e Cofounder Haytham Elhawary.

“A Perr & Knight foi capaz de pegar dados operacionais dos clientes da KINETIC e traçar uma linha clara entre a implantação de nossa tecnologia Reflex wearable e a redução de lesões e dias de trabalho perdidos”.

A análise da Perr & Knight utilizou dados cinéticos de clientes da tecnologia vestível, incluindo a contagem de incidentes, entorses e deformações graváveis da OSHA, e dias de trabalho perdidos.

Diz-se que os dados cobriram mais de 15 milhões de horas de trabalho em vários setores e mais de 2,1 milhões de horas de trabalho cinético desgastável. Os dados foram agregados no nível mensal para rever as métricas ao longo do tempo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL