Versatilidade de carga

By Cristián Peters Quiroga05 December 2022

Trabalhar em diferentes projetos com uma ampla gama de desafios significa que a carregadeira de rodas deve ser versátil e ágil.

Doosan dice que su nueva gama de cargadoras de ruedas compactas cubre una amplia gama de aplicaciones. Doosan diz que sua nova linha de carregadeiras de rodas compactas cobre uma ampla gama de aplicações (Foto: Doosan).

As carregadeiras de rodas compactas, aquelas com menos de 90 cavalos de potência, estão sendo utilizadas para cada vez mais trabalhos, em parte devido à variedade de acessórios disponíveis. Fontes alternativas de energia, como a elétrica, também significam que elas podem operar dentro de casa e nos centros das cidades que têm restrições de ruído e/ou emissões.

A medida que a eletrificação se torna mais popular no setor de equipamentos compactos, estão sendo feitas melhorias reais na vida útil da bateria e na capacidade de energia.

Por exemplo, a Volvo CE L20 Electric deve entregar até seis horas de trabalho ativo por carga. A máquina elétrica vem com um conjunto de baterias (33kWh ou 40kWh) e reduz a manutenção em 30%.

Diz-se que a L20 Electric é um conceito comprovado baseado no modelo L25 Electric maior. Apresenta uma carga útil de 1,8 tonelada e uma ligação do tipo paralelo que oferece visibilidade sobre o acessório utilizado, altura de elevação excepcional e movimento 100% paralelo.

Além de condições de trabalho mais silenciosas, os controles do operador também são considerados uma melhoria significativa devido a um novo freio de estacionamento automático com funcionalidade de subida, assim como uma variedade de modos de trabalho personalizáveis.

Inovação

Liebherr ha renovado sus cargadoras compactas y ha ampliado su serie con el modelo L 504 A Liebherr atualizou suas carregadeiras de direção deslizante e ampliou sua série com o modelo L 504.

A Liebherr também está expandindo e desenvolvendo seu portfólio; a empresa reformulou suas carregadeiras de direção deslizante e expandiu sua série com o modelo L 504.

As inovações neste modelo incluem a cabine redesenhada, que se diz dar ao operador uma melhor visibilidade. A visibilidade otimizada dos braços de elevação também garante uma visão desobstruída da fixação do trabalho e, portanto, a máxima segurança.

O LIKUFIX, disponível nas três carregadeiras de direção deslizante, permite ao operador da máquina alternar entre ferramentas de trabalho mecânicas e hidráulicas da cabine. Isto é dito para economizar tempo e reduzir o risco de acidentes, pois o operador não tem que sair da cabine para trocar de equipamento.

Liebherr diz que agora eles otimizaram a orientação paralela para uma operação segura e precisa ao trabalhar com garfos. Para aumentar a versatilidade de suas máquinas, a Liebherr oferece braços de elevação para os modelos L 506 e L 508, mediante solicitação. Esta é uma versão estendida dos braços de elevação com um maior alcance, permitindo que os carregadores de direção deslizante também carreguem veículos de transporte mais altos.

Nova gama de carregadeiras de rodas da Doosan

Doosan também tem trabalhado muito nos bastidores para lançar novos produtos no setor de carregadeiras de rodas compactas.

Após a assinatura de um acordo de fornecimento exclusivo com a Tobroco-Giant, com sede na Holanda, a Doosan confirmou detalhes de uma nova linha de cinco modelos de carregadeiras de rodas compactas de 3,5 a 5 toneladas que agora estão disponíveis na empresa.

Se espera que el L20 Electric de Volvo CE entregue hasta seis horas de trabajo activo por carga A Volvo CE L20 Electric deve entregar até seis horas de trabalho ativo por carga (Foto: Volvo).

Doosan diz que sua nova linha de carregadeiras de rodas compactas cobre uma ampla gama de aplicações, incluindo construção, terraplenagem, paisagismo, manuseio de materiais e indústria em geral. O controle eletrônico de viagem garante alto conforto de condução e precisão e aumenta a propulsão das máquinas. Além disso, vários modos de viagem estão disponíveis, diz Doosan.

Versatilidade comprovada

A menor máquina da linha de carregadeiras de rodas da John Deere é a 444G, que, segundo Thomas Spana, gerente de vendas da John Deere Construction Brasil, combina simplicidade de operação e manutenção com capacidade tecnológica.

“O novo equipamento John Deere é a solução certa para trabalhar com cargas basculantes de 6.120 kg a 8.267 kg, com volume de balde de 1,9 m³, equipado com pneus 17,5-25 e 20,5-25. O 444G se distingue por seu motor John Deere Powertech E de 4,5 litros com alta reserva de torque. Além disso, a máquina possui eixos de deslizamento limitado ZF, o que proporciona melhor controle de tração e elimina a necessidade de travamento diferencial”, diz ele.

Outras características importantes da 444G incluem baixo custo de manutenção, facilidade de diagnóstico, capacidade de produção e até 18% menor consumo de combustível do que outras máquinas da mesma categoria, tornando a 444G aproximadamente 40% mais eficiente.

Segurança do operador da máquina

Cargadora sobre ruedas John Deere 444G A carregadeira John Deere 444G

Como na maioria das máquinas compactas, o conforto do operador e a facilidade de uso são uma necessidade. A Liebherr desenvolveu características de cabine para incluir um dossel de segurança como padrão.

Para maior conforto, um dossel de segurança deluxe ou uma cabine totalmente fechada está disponível. O uso de um estilo estreito e uma clarabóia dá ao operador total visibilidade.

Os controles eletrônicos, aliados ao conforto do operador, proporcionam aos usuários a tecnologia de que necessitam para completar tarefas desafiadoras. O desenvolvimento em ambas as áreas está aumentando à medida que os principais fabricantes se esforçam para atender às necessidades em evolução do operador moderno.

Do outro lado

Do outro lado do espectro estão as grandes carregadeiras de rodas, que não foram deixadas para trás em termos de inovações e tecnologias.

No início do ano, a Liebherr anunciou o lançamento de três novas carregadeiras de rodas: seus modelos L 550, L 566 e L 580, que de acordo com a empresa só serão oferecidos fora da Europa e América do Norte. Entre as novidades mais importantes das novas máquinas estão um aumento na carga basculante, no tamanho da caçamba e na potência do motor. Estas carregadeiras de rodas são caracterizadas por uma nova unidade de acionamento eletro-hidráulico, que forma a base de uma série de características inteligentes para aumentar a segurança e a produtividade no trabalho diário.

“Analisamos como nossos clientes internacionais têm utilizado as carregadeiras de rodas durante um longo período de tempo sob condições exigentes, tais como mineração na África ou na América do Sul, carregamento de carvão na Índia ou manuseio de madeira na Rússia. As experiências adquiridas por nossos clientes foram decisivas para o desenvolvimento da nova série de carregadeiras de rodas”, diz Wolfgang Rottensteiner, gerente de vendas desta série de carregadeiras de rodas da Liebherr-Werk Bischofshofen GmbH.

Un gigante entre los cargadores frontales es la Caterpillar 966. Um gigante entre os carregadores frontais é a Caterpillar 966. (Foto: Caterpillar)

As novas carregadeiras de rodas L 550, L 566 e L 580 são equipadas com o acionamento hidrostático de deslocamento, conhecido por sua eficiência, que tem vantagens ao acelerar ou penetrar no material e reduz os custos de combustível. A Liebherr montou o motor diesel na traseira, onde ele atua como contrapeso para aumentar a carga de basculamento.

Outro gigante entre os carregadores frontais é a Caterpillar 966, cuja nova geração reduz os custos de manutenção em até 15% em relação aos modelos anteriores, e que, graças a tecnologias integradas como o Cat Payload with Assist, e o novo Autodig with Auto Set Tires, que oferece carga automatizada, fatores de enchimento consistentemente altos e desgaste reduzido dos pneus, pode aumentar a produtividade em até 10%.

Komatsu exibiu carregador frontal elétrico

Durante a Bauma, a Komatsu demonstrou um protótipo de sua nova carregadeira de rodas compacta totalmente elétrica.

Projetado e construído em colaboração com a Moog Inc, um projetista e fabricante americano de componentes e sistemas de controle de precisão, o sistema elétrico inclui um motor de tração elétrica, elevador elétrico, cilindros de inclinação e direção, eletrônica de potência, computador de controle de sistema, bateria e sistema de gerenciamento de bateria.

As duas empresas pretendem testar conjuntamente a carregadeira após a Bauma para demonstrar que ela pode “atingir um novo nível de eficiência, tempo de funcionamento e conforto”.

A Komatsu diz que o sistema de eletrificação de máquinas inteligentes do protótipo é projetado para ser conectado e pronto para automação. O sistema tem as capacidades de detecção e controle necessárias para a automação, enquanto a estrutura de software integrada vem com ferramentas integradas para coordenar múltiplos eixos de movimento e controlar com precisão o torque, velocidade, posição e força.

“Para atingir nossos objetivos de reduzir as emissões de CO2 dos produtos até 2030 a partir dos níveis de 2010 e alcançar neutralidade de carbono até o final de 2050, estamos buscando tecnologias promissoras dos fornecedores para acelerar o desenvolvimento de nossas máquinas elétricas”, disse Seiichi Fuchita, diretor de tecnologia e presidente da Divisão de Desenvolvimento da Komatsu.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
Por que a medição de tráfego é importante?
Como o fornecedor de infra-estrutura Caltrans leva o monitoramento de tráfego para o próximo nível com as Estatísticas KiTraffic da Kistler
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL