Vermeer busca expansão na América Latina

20 August 2019

Fabricante de equipamentos de nicho quer abrir mercados. CLA visitou sede mundial da empresa. 

Mile Drone May 13 2019

A recuperação da economia regional (ainda que moderada) não foi surpresa para a Vermeer. Segundo Herbert Waldhuetter, diretor geral da empresa para a América Latina, “há vários anos estamos planejando um crescimento como o que estamos agora”.

A empresa, que é um reconhecido fabricante de equipamentos de nicho, está buscando abrir novos mercados na região e apontando a áreas bem específicas. Segundo Waldhuetter e Diogo Craveiro, especialista de marketing internacional e treinamento, a empresa está buscando abrir espaço em setores como a construção de dutos, comunicações e obras de instalação saneamento. “Sabemos que há uma necessidade muito forte nesta região, e que nossas tecnologias ainda não estão sendo muito utilizadas”, afirmam os executivos.

Para poder crescer em sua distribuição regional na América Latina, a Vermeer está buscando alianças com mais distribuidores locais em mercados nos quais atualmente não tem presença física, mas o desafio não está apenas em encontrar o sócio indicado, mas também que esta empresa detenha os conhecimentos necessários para oferecer as soluções da empresa e prestar os serviços pós-venda necessários.

HW

Herbert Waldhuetter

“Produtividade e rentabilidade está por trás de tudo o que fazemos, tanto na fabricação como na distribuição dos nossos produtos. Eu prefiro não ter um produto em um país se não tivermos suporte. Temos que desenvolver o mercado, e comercializar os produtos e soluções onde possamos dar respaldo”, afirma Waldhuetter. “Nossos distribuidores não vendem produtos de catálogo, eles vendem uma solução e têm de ser especialistas nisto, é o que nossos clientes querem e esperam de nós”, acrescentaram.

Novos distribuidores

dc

Diogo Craveiro

Segundo ambos os executivos, hoje a empresa está dedicada a aumentar sua presença regional, com uma estratégia de daqui a três anos que lhe permitirá se consolidar nos mercados onde já está presente, e ao mesmo tempo chegar naqueles países onde não estão atualmente.

“Os países onde hoje temos intenção de entrar são o Peru, Paraguai e Uruguai. Na Colômbia começamos há dois anos e estamos com uma visão de longo prazo”, comentou Waldhuetter.

Treinamento

Para poder comercializar uma tecnologia de nicho e que é desconhecida em boa parte da América Latina, um fator fundamental tem a ver com o treinamento, seja de distribuidores ou, também, dos clientes finais.

“Há cinco ou seis anos começamos com a Vermeer University, onde fazemos capacitação online e presencial. Realizamos cursos em inglês, espanhol e português, fazemos muitos vídeos de capacitação que são distribuídos através de nossos canais. Temos que ser os especialistas em nossos próprios produtos”, define Craveiro. Neste sentido, vale lembrar que a empresa realizou no Brasil, em fins de junho, o evento Mundo Vermeer, com apresentações de máquinas e palestras.

“Sabemos que algumas de nossas tecnologias são novas para nossa região e sabemos a importância, como companhia, do suporte técnico. Distribuir os equipamentos sem suporte e o conhecimento necessário poderia matar a tecnologia”, afirma Waldhuetter.

Fabricação

vermer

Os equipamentos Vermeer são dedicados a aplicações específicas de infraestrutura, em setores como água, transmissão elétrica, gás, telefonia, irrigação, sistemas de saneamento, melhoramento de solos, túneis e meio ambiente.

Com um escritório no Brasil e sede global nos Estados Unidos, a empresa conta com quatro instalações fabris nos EUA, uma na China e recentemente começou uma Holanda a fabricação de alguns produtos dedicados ao mercado europeu.

Embora a fabricação na América Latina seja algo que não deva acontecer no curto prazo, “imagino que é inevitável pensar em uma fábrica na América Latina”, concluiu Waldhuetter.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL