Verano Energy planeja produção de hidrogênio e amônia verde no Peru

A Verano Energy anunciou que, até o final de 2023, apresentará o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-d) detalhado de um projeto giga para a produção de hidrogênio e amônia verde.

A iniciativa, denominada “Horizonte de Verano”, será localizada na região de Arequipa e é uma das mais avançadas iniciativas de geração e exportação de energia verde em desenvolvimento na América Latina. De acordo com a empresa, que tem mais de 10 anos de experiência no setor de energia renovável e já construiu mais de 50 projetos no Peru, Chile, Colômbia e Argentina, o projeto terá um grande impacto na redução das emissões de CO2, evitando a emissão de 4.960.000 toneladas de CO2/ano quando estiver totalmente construído.

O projeto contempla a produção de hidrogênio e amônia verde com uma capacidade de geração solar de até 5,85 GWp em suas cinco fases, o que representaria quase metade da atual capacidade instalada de geração de eletricidade do país.

proyecto San Eugenio, en Chile Imagem do projeto San Eugenio, no Chile (Verano Energy).

Sua construção inclui a instalação de um parque gigasolar que fornecerá energia a uma usina de eletrólise, que usará água dessalinizada processada na mesma usina para produzir hidrogênio, que será então convertido em amônia para ser transportado por via marítima. Isso permitirá o uso de energia verde (e-fuels), o que contribuirá para um planeta mais verde e mais limpo.

Para o CEO da Verano Energy, Dylan Rudney, esse projeto marca a entrada da empresa no setor de hidrogênio, amônia verde e combustíveis eletrônicos. “Esse projeto nos leva a uma escala maior. Trata-se de um dos mais avançados gigaprojetos de hidrogênio verde da região e, provavelmente, do mundo. Ele representa uma mudança radical para acabar com o uso de combustíveis e fertilizantes poluentes e, assim, fornecer ao planeta uma solução limpa e sustentável”, diz ele.

Um marco no setor de hidrogênio e amônia verde

A admissão dessa avaliação ambiental pelo Ministério da Produção é um marco para o setor de energia renovável e posiciona a Verano Energy como uma das líderes na produção de e-fuels na América Latina, pois é o primeiro EIA-d a ser apresentado no Peru para um grande projeto de produção de hidrogênio e amônia verde no país.

“Graças ao grande recurso de energia solar na região que o projeto produzirá durante o dia e à energia eólica que será comprada da rede durante a noite, transformaremos a água do mar em uma fonte de energia 100% renovável com zero emissões de carbono”, explica Erick Rojo, gerente de projeto, que destaca o forte envolvimento da comunidade local no desenvolvimento dessa iniciativa que estará localizada no sul do Peru e que começou a ser desenvolvida em julho de 2022.

Desenvolvimento do projeto

O projeto envolve o desenvolvimento e a operação de uma planta de produção de hidrogênio e amônia verde em Arequipa, Peru, com instalações em terra localizadas no distrito de Majes, província de Caylloma. Uma planta de dessalinização, um terminal e dutos também serão construídos na área costeira, localizada no distrito de Quilca, província de Camaná.

Em sua primeira fase, a Horizonte de Verano produzirá mais de 420.000 toneladas de amônia verde por ano, graças à sua capacidade instalada de geração solar de 1.500 MWp, atingindo uma produção de 1,65 milhão de toneladas de amônia verde por ano, com uma capacidade total instalada de geração solar de 5.850 MWp, em sua fase completa. Essa produção será transportada por meio de um oleoduto de 26 quilômetros até a costa, onde haverá uma instalação marítima de armazenamento e distribuição para transportar a amônia verde.

“Tivemos o apoio de nossa consultoria ambiental, de consultores estratégicos de classe mundial e dos municípios envolvidos (Majes e Quilca)”, explica Rojo, que ressalta que, desde o início, mais de 100 profissionais trabalharam nas diferentes áreas do projeto, desde a engenharia até a obtenção da linha de base ambiental. Ele também anuncia que serão gerados cerca de 5.000 empregos diretos durante a fase de construção e 200 empregos diretos durante a fase de operação, com prioridade para a contratação de mão de obra local.

A expectativa é obter todas as licenças necessárias para a construção do projeto durante o primeiro semestre de 2025. A primeira fase entrará em operação em meados de 2027 e a última fase no início de 2032.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL