Verano Energy continua adicionando projetos ao seu portfólio na América Latina

Com a compra de 296 MWp na Colômbia marca se expande.

Verano Energy A empresa adquiriu recentemente três projetos solares na Colômbia (Foto: Verano Energy).

Com a aquisição de três projetos solares fotovoltaicos, a empresa especializada no desenvolvimento, construção, operação, manutenção e financiamento de projetos de energia renovável, assume uma posição relevante no mercado solar colombiano. Com este marco, o portfólio on-grid da Verano na América Latina ultrapassa 3 GWp, além de seu significativo portfólio de hidrogênio verde na região.

Um marco significativo para o desenvolvedor de energia renovável, Verano Energy, foi o fechamento do processo de compra de três parques solares fotovoltaicos na Colômbia, com um total de 296 MWp, realizado sob a nova resolução da UPME (Unidad de Planeación Minero -Energética ), regulador colombiano que entrega ou cede as conexões. Cabe destacar que a energia fotovoltaica é a chave para um futuro mais sustentável e é compromisso e foco da Verano ser um player relevante na América Latina nesta área, com presença no Chile, Argentina, Peru e agora reativando a Colômbia.

“A maior parte de nossa experiência e sucesso foi em nosso principal mercado, o Chile, onde conectamos cerca de 50 projetos solares. Colocamos ênfase na expansão e diversificação na região e começamos a aplicar capital em nosso portfólio interno de 3 GWp. Agora, vemos um caminho claro para começar a investir em nosso portfólio colombiano por meio dos projetos identificados e adquiridos. A Colômbia é um mercado atraente e estratégico para nós”, disse Dylan Rudney, CEO da Verano Energy.

“Como empresa, estamos deixando de ser apenas um desenvolvedor solar e EPC para um IPP (produtor independente de energia), o que significa que investiremos e possuíremos nossos próprios projetos”, acrescentou Rudney.

Verano Energy Os investimentos nesses projetos ultrapassariam US$ 300 milhões (Foto: Verano Energy).

A Verano chegou à Colômbia em 2018 e investiu em um portfólio solar greenfield, a maior parte do qual ficou sem interconexões pela regulamentação local. A empresa espera iniciar a construção de seus primeiros empreendimentos no mercado ainda este ano para iniciar as operações ainda em 2024. “Embora seja uma conquista importante para nós como empresa, é também um marco muito relevante para o mercado renovável em geral, e um sign Estamos confiantes de que o governo colombiano está atualmente apoiando esses tipos de projetos. Estamos perto de finalmente ver esses desenvolvimentos como uma realidade”, disse Simon Harb, gerente nacional da Verano Energy na Colômbia.

Os governos mais recentes da Colômbia enfatizaram a importância da transição energética com o fortalecimento das energias renováveis ​​e a redução do carbono. Para tal, existe um amplo apoio à construção deste tipo de empreendimentos de forma a diversificar com diferentes tipos de energias limpas, com um enfoque de médio e longo prazo.

As usinas deverão entrar em operação entre 2024 e 2026. Sua construção implicará, no total, a contratação de cerca de 350 trabalhadores diretos por períodos de um a um ano e meio, a geração de energia limpa por 30 anos e a redução da produção de aproximadamente 312 mil toneladas de CO2 (dióxido de carbono) por ano.

Dylan Rudney Dylan Rudney, CEO da Verano Energy. (Foto: Verano Energy)

“Estamos determinados a ser um dos principais desenvolvedores e plantas IPP na Colômbia. Pretendemos aplicar nossa importante experiência e lições aprendidas em outros mercados, como o Chile, onde construímos mais de 45 projetos, para garantir o sucesso de nossos primeiros investimentos colombianos, disse Harb.

Os projetos:
  • Parque Solar Las Palmeras: É o maior dos três projetos adquiridos. Terá uma capacidade máxima de 270 MWp e estará localizado no departamento de Cesar.
  • Chicalá Solar Fotovoltaico: A central de 13 MWp será construída em Sabanalarga Atlântico.
  • Solar Fotovoltaico de Bambú: A usina de 13 MWp estará localizada em Barrancabermeja Santander, área onde está localizada a maior parte das refinarias de petróleo da Colômbia.

O investimento para a construção destes três projetos ultrapassa os 300 milhões de dólares.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL