Venezuela: construção em crise profunda

06 November 2013

A Câmara Venezuelana da Construção fez um diagnóstico bastante negativo do cenário do setor no país, no encontro que teve a fins de outubro durante a conferência ExpoConstrucción 2013.

Representantes de vários estados do país trouxeram dados da realidade local para a indústria da construção, além de informações do contexto nacional.

A construção na Venezuela diminui há 13 trimestres de forma permanente, segundo a Câmara. Isso se deve a um conjunto de fatores que desordenaram a economia do setor.

Um dos principais é a falta de insumos. Conseguir cimento e até mesmo máquinas para fazer os projetos está ficando cada vez mais difícil pelos problemas cambiais e de abastecimento que vive o país.

Além disso, o representante do estado de Lara advertiu que na sua região são comuns as invasões de terrenos privados onde as empresas têm planos de construir. Com os terrenos invadidos, as obras não começam, o que está criando um cenário de desinvestimento.

Também se culpou a modificação feita pelo governo nacional à lei do trabalho, reduzindo em 10% a jornada laboral. Com isso, a contratação de trabalhadores fica mais cara pela menor produtividade.

O governo da Venezuela tem um plano de moradia social chamado Gran Misión Vivienda, o que pressupõe a construção de mais unidades. Mas para 2014, a Câmara Venezuelana da Construção já se manifestou fora do programa, pelas mesmas razões de alta de custos e falta de insumos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL