Vendas de cimento aumentam 6,6%

By Luciana Guimaraes18 January 2022

Balanço divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC) aponta que as vendas de cimento no Brasil em dezembro de 2021 somaram 4,8 milhões de toneladas, um crescimento de 1,6% em relação ao mesmo mês de 2020.

Para e entidade, tal resultado refere-se à continuidade das construções e reformas pelos próprios moradores, os lançamentos imobiliários e uma retomada inicial das obras de infraestrutura.

Setor termina 2021 com um total de 64,7 milhões de toneladas de cimento vendidas, um aumento de 6,6% sobre o ano anterior, e volta ao patamar de comercialização de dezembro de 2015.

Ao analisar a venda de cimento por dia útil, onde é considerado o número de dias trabalhados e a forte influência no consumo, o volume em dezembro foi de 205,5 mil toneladas/dia, queda de 15,6% comparada com o mês anterior.

Se em 2020 a região que mais cresceu foi a Nordeste, impulsionada principalmente pelo auxílio emergencial durante a pandemia, em 2021 essa foi aquela com o pior desempenho. A redução do benefício, tanto em valor quanto em abrangência, impactou diretamente esse resultado, de acordo com o SNIC.

O destaque positivo foi a Região Sul que teve o maior crescimento, e onde o sindicato percebeu uma movimentação em construções de infraestrutura, principalmente em rodovias estaduais e pavimento urbano.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Como o planejamento da elevação está integrado à segurança e aos negócios?
Hannah Sundermeyer conversa com especialistas em engenharia sobre o estado atual do planejamento de elevadores
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL