Venda de veículos tem melhor dezembro em dois anos

Segmento aguarda crescimento em 2023 e mantém as expectativas pelo que as mudanças políticas trarão.

A indústria de veículos terminou 2022 com o melhor mês em vendas dos últimos dois anos, conseguindo assim praticamente repetir, no balanço final do ano, o total vendido em 2021. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 216,9 mil unidades foram vendidas em dezembro, um volume não visto em um mês desde dezembro de 2020, quando 244 mil veículos foram licenciados no País.

O transporte rodoviário de cargas (TRC) é um dos setores que se manteve em alta nos últimos anos, mesmo com a pandemia. Foto: Scania

Dados foram obtidos pelo Estadão com fontes da indústria. O volume supera em 6,3% as vendas de novembro. Frente a dezembro de 2021, o mercado de veículos zero quilômetro mostrou crescimento de 4,8%. Com isso, 2022 acabou com 2,1 milhões de veículos vendidos nos 12 meses de 2022, praticamente estacionado, com leve queda de 0,7%, no número do ano anterior, quando os emplacamentos somaram 2,12 milhões de unidades.

Para 2023, a chegada do Euro 6, norma que exige motores menos poluentes a partir de janeiro, traz um alívio para o meio ambiente, porém mais pressão de custos para renovação das frotas, pois os equipamentos são mais caros. Atualmente, a idade média de caminhões no Brasil é alta (14 anos), com os veículos mais antigos nas mãos dos caminhoneiros autônomos (21 anos).

Muito se justifica porque o modal rodoviário ainda representa mais de 60% da movimentação de cargas do Brasil e continuará mantendo esse patamar até que os programas de novas infraestruturas de modais alternativos realmente sejam concretizados.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL