Vantagens do BIM em estruturas complexas

16 June 2020

Arrigoni 1

Atualizações de projeto e coordenação interdisciplinar com o uso de diferentes softwares e plataformas tecnológicas são parte deste modelo de trabalho que resulta ideal para projetos que apostam numa arquitetura menos convencional.

Há uma década, o sistema Building Information Model (BIM) vem demonstrando suas virtudes e se transformando na construção do futuro, pelo fato de que permite projetar e coordenar várias disciplinas em um mesmo modelo 3D, simplificando o trabalho e tornando-o mais eficiente para todos os envolvidos num projeto. É graças a ferramentas inteligentes que se consegue a réplica tridimensional e virtual da obra, com cada uma de suas fases diferenciadas, permitindo modificar o projeto com atualizações automáticas.

Mario André, gerente de engenharia da Arrigoni Metalúrgica, empresa do Chile, enumera sete vantagens de adotar esta tecnologia.

1 - Coordenação interdisciplinar efetiva, com base em um mesmo modelo tridimensional.

2 - Trabalho colaborativo entre todos os envolvidos num projeto. Nas condições atuais de teletrabalho, devido à emergência sanitária, isto é possível de realizar bastando ter uma boa conexão.

3.- Possibilidade de levantar um projeto sobre plataforma digital, de forma tal a programar e coordenar todas as tarefas de um projeto.

4.- Acompanhamento e controle de avanços de cada uma das etapas da obra.

5.- Identificação, controle e elaboração de soluções para os principales riscos de construção e interferências.

Arrigoni 2

6.- Visualização gráfica do status da obra.

7.- Economia de tempo e custos.

O representante conta que em um recente projeto esta tecnologia foi implementada, na ampliação do aeroporto de Santiago do Chile, com peças e módulos de estrutura metálica que apresentaram grande desafios técnicos. Na prática, “utilizou-se o software Tekla Structures para a materialização das conexões e o detalhamento das estruturas; enquanto a coordenação interdisciplinar era feita pela plataforma Revit”.

Devido à complexa geometria das estruturas, “todos os atores foram fundamentais, e teria sido impossível terminar bem e a tempo este projeto – que tem 99% de andamento concluídos – sem a coordenação entre todas as disciplinas envolvidas”, diz ele.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL