Vale vai para operar no Oriente Médio

A Vale planeja iniciar a construção de mega hubs de produtos de minério de ferro para produção de aço verde já em 2024. O primeiro centro, que deve ser instalado com parceiros da indústria siderúrgica, será construído no Oriente Médio. A previsão é de que as atividades no complexo tenham início em 2027, segundo afirmou a companhia em apresentação na última terça-feira (5).

Vale

As primeiras unidades dos complexos industriais (Mega Hubs) da Vale no Oriente Médio começam a ser construídas em 2024, após a assinatura de acordos de compra mínima (off-take). O início das operações do primeiro Mega Hub na região será em 2027.

Os Mega Hubs irão produzir hot briquetted iron (HBI) e produtos de aço para suprir ambos os mercados locais e transoceânico, com redução significativa das emissões de CO2.

A produção de HBI com utilização de gás natural emite aproximadamente 60%1 menos CO2, quando comparado com a produção de ferro gusa através da rota integrada BF-BOF. No futuro, a substituição de gás natural por hidrogênio e a utilização de energia renovável poderão eliminar as emissões de CO2. Estes Mega Hubs devem abastecer diferentes mercados em todo o mundo, apoiando a descarbonização da indústria siderúrgica.

De acordo com a apresentação, a companhia estima em 15 milhões de toneladas por ano a produção de briquetes para redução direta, a partir de 2027, no Oriente Médio. Planta de briquete na Unidade Tubarão, em Vitória | Foto: Rafael Coelho/Vale

A apresentação foi realizada pelo vice-presidente executivo de Soluções de Minério de Ferro da Vale, Marcello Spinelli, o vice-presidente executivo de Operações da companhia, Carlos Medeiros, e o CFO da empresa, Gustavo Pimenta, durante o Analyst e Investor Tour – Soluções de Minério de Ferro, em Carajás (PA).

Os executivos informaram que MoUs (memorandos de entendimento) e acordos de arrendamento de terrenos estão sendo assinados ao longo deste ano no Oriente Médio.

Paralelamente, a gigante da mineração está fazendo estudos de desenvolvimento de empreendimentos do gênero no Brasil e Estados Unidos.

A partir de 2032, o volume deve superar 30 milhões de toneladas por ano.

Já a produção de HBI (Hot Briquetted Iron, produto à base de minério de ferro com maior valor agregado), com liderança dos parceiros, deve atingir 10 milhões de toneladas no Oriente Médio a partir de 2027, conforme as estimativas preliminares. A partir de 2032, o volume deve atingir 20 milhões de toneladas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL