Vale investe US$2,9 bilhões em porto de minerais

By Clarise Ardúz01 June 2011

Ponta da Madeira es el único terminal en Brasil con capacidad operativa y calado suficientes para at

Ponta da Madeira es el único terminal en Brasil con capacidad operativa y calado suficientes para atender a grandes cargueros como el Berge Stahl.

A multinacional Vale anunciou que investirá 2,9 bilhões de dólares na ampliação do porto Ponta da Madeira, a principal porta de exportação de minerais do Brasil e que a empresa pretende transformar no maior terminal de cargas do país.

O porto ampliará sua capacidade de embarque até 150 milhões de toneladas de cargas em 2012.

A Vale exportou, no ano passado, 99,1 milhões de toneladas de minerais e outras cargas a partir deste terminal, que é o único no Brasil com capacidade operacional e calado suficientes para atender cargueiros como o Berge Stahl, o maior navio de grãos do mundo.

O gasto anunciado será investido principalmente na construção de um novo cais destinado a grandes buques, com capacidade de 150 mil a 400 mil toneladas, e em obras de dragagem dos três terminais que atualmente integram o complexo, para aumentar seu calado.

A Vale garantiu que a ampliação transformará a Ponta da Madeira no maior porto do Brasil, à frente do de Santos (em São Paulo, no sudeste), Paranaguá (no Paraná, sul) e Rio Grande (Rio Grande do Sul).

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL