Vale e siderúrgica alemã SHS assinam juntas para descarbonização

Vale e a siderúrgica alemã Stahl-Holding-Saar GmbH & Co. KGaA (SHS) assinaram um Memorando de Entendimento para buscar soluções focadas no processo de produção do aço carbono-neutro.

Vale e SHS pretendem estudar e explorar, em conjunto, dentre outras iniciativas, a utilização do briquete verde de minério de ferro da Vale e pelotas de redução direta na siderurgia; uma planta de briquete localizada próxima às das instalações da SHS; e a tecnologia da Tecnored.

Foto: Dillinger

Objetivo da Vale é de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035. Desde 2021, a Vale engajou com aproximadamente 30 clientes siderurgistas, representando aproximadamente 50% das emissões de Escopo 3 da empresa. Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção a mineração sustentável.

A SHS é uma holding de gestão operacional ativa com duas companhias siderúrgicas em Saarland, Dillinger e Saarstahl. A Dillinger produz chapas grossas de aço para setores como construção em aço, offshore e tubulação.

A Saarstahl é uma produtora de fio-máquina e vergalhão de alta qualidade para as indústrias automotiva e engenharia geral. As empresas estão prontas para moldar a transição para a uma produção verde.

A produção de aço verde está programada para iniciar em Saarland em 2027. A nova rota de produção incluirá um forno elétrico a arco (EAF) na planta de Völklingen e um forno elétrico a arco e uma planta de redução direta (DRI) para a produção de ferro-esponja na planta de Dillinger, além da rota de alto forno estabelecida.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL