Usina solar térmica é inaugurada no Chile

Planta Solar Cerro Dominador

A usina termossolar Cerro Dominador, construída na região de Antofagasta, no Chile, foi inaugurada pelo presidente do país, Sebastián Piñera. O projeto, que está localizado em uma das áreas de maior radiação solar do mundo, foi liderado pelo consórcio formado por Abengoa e Acciona para a empresa de energia EIG Global Energy Partners.

Por meio de nota, foi informado que a usina localizada no deserto do Atacama foi inaugurada presencial e virtualmente, pelo presidente do Chile, juntamente com o biminister de Energia e Mineração, Juan Carlos Jobet, além de outros representantes da energia e do consórcio responsável pela construção.

A construção desta usina termossolar se soma à usina fotovoltaica da empresa, que tem 100MW de capacidade instalada e que também foi construída pela Abengoa e já está em operação. Assim, as duas sedes farão parte do primeiro complexo de energias renováveis ​​de todo o continente que reúna as duas tecnologias.

Em particular, Cerro Dominador possui uma capacidade de armazenamento térmico em sais fundidos de 17,5 horas, graças a um sistema pioneiro projetado e desenvolvido pela Abengoa, que é capaz de gerar energia limpa de forma gerenciável por 24 horas.

Por sua vez, o campo solar, de mais de 700 hectares, conta com 10.600 helióstatos que direcionam a radiação solar para um receptor localizado a mais de 250 metros de altura. Espera-se que a usina térmica solar economize para a atmosfera a emissão de mais de 400.000 toneladas de CO2 por ano. Enquanto, no total, o complexo evitaria cerca de 630.000 toneladas de emissões de CO2 por ano.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL