Uruguai responde negativa do Brasil sobre porto

By Fausto Oliveira29 April 2014

Puerto de Rocha

Puerto de Rocha

O vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori, disse essa semana em São Paulo que a contribuição financeira do Brasil à construção do porto de Rocha é “só uma possibilidade” para tornar o projeto realidade. Mas não a única.

“É uma possibilidade que não se deve descartar, mas não é nada segura. É uma das possibilidades mas não a única. Além do mais, porque um porto de grande porte em águas marítimas profundas pode ter mais de uma fonte de financiamento”, disse a autoridade uruguaia.

Dias atrás, o BNDES informou oficialmente que não tem planos de financiar a obra do porto de Rocha. Isso depois que uma reportagem da imprensa brasileira disse que o banco ia contribuir com US$ 1 bilhão para o projeto, sob o mesmo modelo de financiamento usado para o porto de Mariel, em Cuba, quase inteiramente construído pelo Brasil.

Desde antes da polêmica, o financiamento do porto de Rocha esteve associado ao fundo comum do Mercosul, bloco econômico que reúne, além de Uruguai e Brasil, Argentina e Paraguai como membros plenos.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Calac+: Reduzindo as emissões
A Cooperação Suíça está comprometida com a redução das emissões poluentes na América Latina.
Foco Chile: Investimento austral
Não é de surpreender que os projetos de mineração continuem a ser um dos principais impulsionadores da carteira de planos de infraestrutura do Chile.
Guindastes e equipamentos Cruz del Sur: Elevação Regional
A Cranes y Equipos Cruz del Sur vem ampliando sua presença na América do Sul e hoje tem uma presença significativa no Chile, Colômbia e Peru.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL