Universidade chilena debate uso do BIM

By Cristián Peters29 March 2017

Carolina Soto, directora ejecutiva del plan BIM, realizó una clase magistral para alumnos de la esc

Carolina Soto, directora ejecutiva del plan BIM, realizó una clase magistral para alumnos de la escuela de Construcción

Modelos centralizados e compartilhados entre os diferentes atores de um projeto são uma das características mais importantes do sistema Building Information MOdeling (BIM), a nova forma de criar os planos de um projeto de construção. A incorporação deste software revoluciona a forma como se constrói, permitindo grandes reduções de tempo de execução das obras.

Em uma aula realizada numa das universidades mais conhecidas do Chile, a Escola de Construção do instituto Duoc da Universidade Católica, a especialista em BIM Carolina Soto afirmou que esta é uma nova forma de apresentar e criar projetos de construção que não estão baseados só em plantas, “e sim em modelos centralizados compartilhados entre os diferentes atores do projeto”. Além disso, agregou que “o Bim é um conjunto de metodologias, tecnologias e padrões que permitem desenhar, construir e operar uma edificação de forma colaborativa num espaço virtual”.

A especialista disse aos alunos chilenos que o objetivo do BIM é fomentar a colaboração para gerar a informação do projeto, o que serve para “aumentar a produtividade na construção”.

Por sua vez, o presidente do diretório BIM Forum Chile, Juan Pablo Badía, realizou uma apresentação sobre como se implementou esta tecnologia em diversos projetos e mostrou casos de sucesso de aplicação do BIM em nível mundial. 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
Por que a medição de tráfego é importante?
Como o fornecedor de infra-estrutura Caltrans leva o monitoramento de tráfego para o próximo nível com as Estatísticas KiTraffic da Kistler
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL