Uma nova ponte ligará o Brasil e a Argentina

Imagem aérea mostrando a localização da futura ponte, divulgada pela Prefeitura de Porto Xavier.

A conexão logística entre Brasil e Argentina avança com a publicação, nesta segunda-feira (24), do contrato que viabiliza o projeto de construção da ponte internacional que ligará os municípios de Porto Xavier (RS) e San Javier (ARG). Localizada sobre o rio Uruguai, a ponte BR-392/RS terá 950 metros de comprimento e exigirá um investimento estimado em R$211 milhões. Atualmente, a travessia entre as cidades é feita por balsa.

O extrato publicado no Diário Oficial da União trata da contratação da Coesa Construção e Montagens S.A. pelo Departamento Nacional de InfraEstruturas de Transporte (DNIT). A empresa será responsável pela elaboração dos projetos de engenharia básica e executiva e pela execução de todas as intervenções da ponte, que incluem os acessos em ambos os bancos - 900 metros no lado brasileiro e 500 metros no lado argentino.

Obrigações

A empresa será responsável pelo cumprimento de todas as obrigações e condições exigidas no processo de licenciamento ambiental, além de apoiar os serviços de expropriação, realocação e reassentamento e a infraestrutura completa dos complexos de fronteira integrados. O prazo para o desenvolvimento dos projetos de engenharia e a execução das obras é de três anos e 11 meses.

A nova ligação entre os dois países é esperada há mais de 40 anos e será a quarta de seu tipo no país. No Rio Grande do Sul, a nova ponte será uma alternativa aos outros dois projetos sobre o rio Uruguai, na BR-287/RS (São Borja/Santo Tomé), e a BR-290/RS (Uruguaiana/Paso de los Libres). No Paraná, a ponte sobre o rio Iguaçu na BR-277/PR liga Foz do Iguaçu (PR) com o município argentino de Puerto Iguaçu.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL