Uma nova maneira de converter um equipamento a diesel em elétrico

Excavator using ZQuip

As empreiteiras têm uma nova maneira de atender aos requisitos de emissões zero em seus canteiros de obras, após o lançamento de uma solução de energia modular que converte equipamentos de construção movidos a diesel em máquinas elétricas.

O kit de conversão ZQuip funciona em muitos tipos de máquinas, desde grandes escavadeiras até manipuladores telescópicos, segundo seu desenvolvedor, a Moog Construction.

A Moog Construction já trabalhou anteriormente com OEMs para desenvolver equipamentos de construção de ponta, incluindo o conceito Rogue autônomo da Bobcat.

Sua nova tecnologia ZQuip foi apresentada antes da feira Intermat 2024, na França (24 a 27 de abril), em uma prévia para a imprensa no início deste ano.

A ZQuip demonstrou esse conceito pela primeira vez com uma CAT 308, criando uma versão elétrica a bateria ZQuip da clássica escavadeira de 8 toneladas movida a diesel, tornando-a uma das escavadeiras de 8 toneladas mais potentes, eficientes em termos de energia e com emissões zero disponíveis atualmente, disse a empresa.

Em conversa com a publicação irmã da Informe Construção, a Rental Briefing, o diretor-gerente da ZQuip, Chris LaFleur, explicou que a empresa começou perguntando como lidaria com a eletrificação de forma diferente se estivesse começando do zero.

“Na construção, tudo se resume a quanto custa uma coisa e o quanto você pode fazer com ela. Percebemos que o que existe atualmente não está abordando esses dois pontos juntos”, disse ele.

Como funciona

Ressaltando que nem todo carregador ou software funciona com todas as máquinas, LaFleur afirmou que a modularidade oferece uma resposta.

Explicando como funciona o kit de conversão modular da empresa, ele disse: “Ainda temos o mesmo sistema hidráulico, mas os módulos de bateria ZQuip, que vêm em tamanhos de 140 e 70 kWh, alimentam a máquina. É uma forma de emissões zero para girar a bomba hidráulica.

“Quando convertemos uma máquina, retiramos a cauda e o contrapeso, tiramos o motor a diesel e, em seguida, temos essa tela em branco onde instalamos o kit de conversão na plataforma, que pode ter receptáculos para quantos módulos de bateria, incluindo o lastro, forem necessários para realizar um trabalho.”

Com o motor elétrico essencialmente substituindo a unidade a diesel que estava a bordo da máquina anteriormente, a ZQuip introduz um controlador inteligente acionado por seu próprio software para gerenciar o funcionamento do lado eletrônico da máquina.

Enquanto isso, os módulos de bateria são fechados e gerenciados termicamente para mantê-los em uma temperatura operacional padrão e ideal.

Os módulos ZE 140 e ZE 70 da empresa são de alta tensão e funcionam entre 600 e 800 volts.

“Isso nos permite colocá-los em um contêiner mais compacto, com menos fiação. Isso também nos dá a oportunidade de analisar um tamanho e uma escala de máquinas que outros não conseguiriam”, disse Lafleur.

Custo
Closeup view of ZQuip module

Embora o custo exato de uma conversão ZQuip dependa do tipo de máquina que está sendo convertida, LaFleur afirmou que é mais barato do que comprar uma máquina elétrica nova equivalente - se é que essa máquina existe.

“Se o proprietário de uma frota tiver uma escavadeira que custa US$ 150.000, um modelo elétrico talvez custe 40% a mais, se for possível. Em muitos casos, não existem equipamentos elétricos novos.

“O equipamento elétrico de uma frota de máquinas custará menos do que a compra de novos modelos elétricos. Na Europa, há exigências para trabalhar com máquinas de emissão zero, mas as máquinas de emissão zero ainda não existem.

“Quando você tem uma máquina a diesel, a energia é ilimitada, basta reabastecer quando necessário. Quando se tem baterias, os clientes são forçados a instalar e pagar pelo maior número de baterias (por exemplo, pacotes de baterias de 600 kWh) de que possam precisar; eles estão pagando por uma grande quantidade de energia que não vão usar. A ZQuip associa a quantidade de energia necessária à tarefa em questão, tornando-a economicamente viável”, disse ele.

Ele também afirmou que a modularidade do sistema ZQuip tornaria as máquinas mais fáceis de serem reparadas.

“Tudo o que poderia dar errado em uma máquina com ZQuip está em um sistema modular que pode ser removido e substituído em poucos minutos no local. Além disso, descobrimos que, quando o motor a diesel é removido, é mais fácil trabalhar no sistema hidráulico existente e em outros componentes”, disse ele.

Reação do OEM

Standalone image of ZQuip module

Então, como os OEMs reagiram ao lançamento da ZQuip, já que eles estão desenvolvendo suas próprias versões elétricas de máquinas que antes eram movidas a diesel?

“Eles sabem que estamos fazendo isso. Os OEMs não estão competindo conosco no momento. Não há nada no mercado que possa competir com o que estamos fazendo”, disse LaFleur.

“Os grandes OEMs estão competindo entre si, mas, enquanto isso, a melhor coisa que podemos fazer é tentar trazer algo que conquiste os clientes e os distribuidores. Se os clientes preferirem nosso método e os distribuidores se sentirem capacitados, poderemos estabelecer o padrão.

“Há uma quantidade extraordinária de dinheiro sendo investida no futuro dos equipamentos elétricos. Sem um padrão e sem um acordo sobre como esse futuro deve ser, muito desse dinheiro será desperdiçado.

“Queremos apenas tornar fácil, operacional e financeiramente viável a eletrificação dos locais de trabalho. Acreditamos que esse é o caminho que o setor precisa seguir para ter sucesso”, acrescentou.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL