Uma latino-americana entre as 25 maiores frotas de guindastes de torre do mundo

A brasileira Locabens Equipamentos continua se destacando no ranking IC Tower Index, lista elaborada pela International Cranes & Specialized Transport com as empresas detentoras dos maiores guindastes de torre do mundo. 

BKL montando uma torre plana Liebherr 340 EC-B perto da famosa Catedral de Colônia, na Alemanha. (Foto: BKL) BKL montando uma torre plana Liebherr 340 EC-B perto da famosa Catedral de Colônia, na Alemanha. (Foto: BKL)

De referir que as empresas são classificadas segundo um índice que é calculado em função do momento máximo de carga total, em toneladas-metro, de todas as gruas-torre de uma frota. Tal como no ano passado, o IC&ST incluiu 25 empresas na tabela do IC Tower Index, mas todos os cálculos continuam a ser feitos entre as 20 primeiras, para manter a consistência com os anos anteriores.

O Índice de Torres IC para as 20 maiores empresas é de 8.597.720 toneladas-metros, 7% a mais que as 8.029.698 do ano passado, quase um terço a mais que as 6.313.014 de 2021. O total deste ano é quase três vezes maior do que o total de 2.757.133 de sete anos atrás, em 2016. Um crescimento exponencial e impressionante.

Se olharmos para as cinco primeiras posições deste ano, o aumento é ainda maior, de 8,3%, passando de 6.231.069 na edição anterior para 6.749.115. O total deste ano para os cinco primeiros é quase três vezes superior ao total de 2.348.914 em 2018, há apenas cinco anos. A soma do índice das cinco maiores empresas representa mais de 78% do total das 20 maiores empresas.

Quanto ao número total de gruas de torre, manteve-se basicamente igual, com uma redução de apenas três unidades, para 24.105. Talvez os proprietários tenham feito uma limpeza pós-covid de guindastes velhos ou quebrados. Muito longe do aumento de 1.205 unidades no ano passado.

A única categoria claramente inferior à do ano passado é a do número de colaboradores. Há menos 683 pessoas empregadas nas 20 maiores empresas do que no ano passado. Foi uma queda de 3,8%, de 18.073 pessoas para 17.390 este ano. Notavelmente, também houve uma queda de tamanho semelhante, de 500 pessoas no ano passado, do total de 18.581 pessoas em 2021.

O número de depósitos entre as 20 principais empresas aumentou 43%, de 323 para 463, devido em grande parte a um aumento numa empresa, a Shanghai Pangyuan, possivelmente devido a uma forma diferente de definir um depósito.

Em posição

Este ano também há menos mudanças nos posicionamentos da empresa. No topo, a NFT manteve a sua posição de número um com a sua enorme frota com capacidade total de 3.325.000 toneladas-metros. Seu aumento de 12% na capacidade este ano amplia sua liderança sobre o segundo colocado Shanghai Pangyuan, com um aumento mais modesto de 6,75% para um total de 2.233.481. No ano passado, a capacidade de NFT era 42% maior que a de Shanghai Pangyuan, enquanto este ano aumentou essa diferença para 49%.

As sete principais empresas são todas iguais às do ano passado. O oitavo é Van Der Spek, da Holanda e Bélgica, subindo uma posição e trocando com Maxim, dos Estados Unidos, este ano na nona colocação. A Van der Spek aumentou sua capacidade em 3.300 toneladas-metro (o que equivale a 10 guindastes menores ou alguns guindastes realmente grandes). A Maxim reduziu seu total em 1.640 toneladas-metros.

Todas as outras dez principais empresas aumentaram ou mantiveram o mesmo total do Tower Index. Entre as 20 maiores, apenas três empresas reduziram a sua frota total durante o último ano. Do total de 43 empresas incluídas na tabela deste ano, apenas outras quatro apresentaram queda.

Completando o top ten está mais uma vez Neremat, da Bélgica, que ocupa o mesmo lugar desde 2016. Ela é seguida por Sante, de Singapura, que está novamente em 11º lugar, como também tem estado nos dois anos anteriores.

A seguir vem a australiana Marr Contracting, que subiu uma posição, para o 12º lugar. Expandiu a capacidade de elevação da sua frota em 10.165 toneladas-metros, um aumento de 10%, para dar uma classificação total da torre IC em 2023 de 111.951 toneladas-metros.

IC Tower Index

Todas as empresas da lista, além de possíveis outras, têm a oportunidade de fornecer informações sobre frotas e outros dados. Quando as empresas fornecem dados completos, são elas que calculam o valor utilizado. Em casos de insolvência, aquisição ou falta de informação suficientemente atualizada, as empresas são retiradas da tabela.

Embora façamos todos os esforços para garantir a exatidão das informações fornecidas, elas não podem ser garantidas e a International Cranes and Specialized Transport e seu editor, KHL Group, não aceitam qualquer responsabilidade por quaisquer imprecisões ou omissões.

O IC Tower Crane Index será atualizado em breve no primeiro semestre de 2024. Se desejar que sua empresa seja considerada para inclusão, entre em contato com o ICST para obter um formulário de inscrição. Com mais contribuições e a inclusão de mais empresas, podemos ajudar a criar uma imagem mais ampla do mercado global de aluguer de gruas de torre.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL