Uma complexa troca de elevações

Familia Sánchez con grúa Demag de 650 toneladas de capacidad, Lima- Perú Família Sanchez com grua Demag de 650 toneladas, Lima, Peru (Foto: Grúas y Maniobras)

Fundada pelos irmãos José, Nilton e Alberto Sánchez Torres no início dos anos 2000, a empresa peruana Grúas y Maniobras procurou satisfazer a necessidade do país de equipamentos pesados para a realização de obras de grande porte, como usinas termoelétricas, refinarias, usinas industriais, hidrelétricas, viadutos e outras grandes obras em nível nacional, assim como em portos.

Com quase duas décadas de trabalho, hoje a empresa tem mais de 100 funcionários e uma frota de mais de 30 equipamentos próprios modernos e de alta capacidade, possuindo um dos guindastes mais potentes do mercado peruano, como o CC 3800-1 de 650 toneladas de capacidade e o AC 1600 de 500 toneladas de capacidade, ambos Demag, uma marca pertencente à empresa japonesa Tadano. “O guindaste CC 3800-1 garante melhor trabalho nas indústrias de mineração e energia eólica, onde tivemos uma participação importante nos últimos anos graças a esta aquisição”, diz Andrea Sánchez, filha de um dos fundadores e responsável pelas áreas comercial e de marketing da empresa.

O crescimento constante de Grúas y Maniobras significou que em 2018 a empresa buscou ampliar seus horizontes e dar um salto internacional. “Trabalhamos no setor eólico no Chile e, após alguns anos, abrimos operações e escritórios oficiais permanentes na capital, Santiago. Já temos projetos em operação e estamos aumentando nossa frota, sempre com nossos próprios recursos”, diz o executivo.

(Foto: Grúas y Maniobras)

A empresa já atuou em projetos eólicos no sul do Chile, no setor portuário e no setor de mineração no norte, onde se destacam seu trabalho no Porto de San Antonio (um dos mais importantes do Chile) e na mineradora Lomas Bayas em Antofagasta.

Além disso, “por volta desta época, nós repotenciamos nossa área de engenharia com a aquisição de vários softwares alemães que nos permitem um melhor escopo para projetos, incluindo o fornecimento de guindastes, projeto, simulação, otimização e planejamento de içamento, montagem e transporte”, acrescenta ele.

É neste crescimento que a empresa decidiu, no ano passado, iniciar um processo de renovação da imagem corporativa, que incluiu um rebranding, além de iniciar novos processos digitais e estratégicos, além de se juntar a importantes associações internacionais, que, segundo Sánchez, “proporcionam confiança e apoio a todos os nossos clientes”.

Desafios familiares

Um dos maiores desafios para Grúas y Maniobras tem sido atrair pessoas tão comprometidas com a empresa quanto a família que a fundou, manter uma cultura de pertencimento e transmitir constantemente seus valores, missão e visão a toda a equipe. Além disso, como muitas vezes acontece com as empresas familiares, há uma forte resistência às mudanças e implementar as melhorias necessárias pode, às vezes, ser uma tarefa complexa.

No entanto, Andrea Sánchez aponta que é precisamente a origem familiar da empresa que lhe permite oferecer a seus clientes respostas rápidas em todos os departamentos. “Somos uma empresa horizontal e é assim que mantemos uma hierarquia inferior para a tomada de decisões”. Também mantemos um espírito inovador e uma paixão permanente pelo negócio desde o início”, diz ele.

Mercado peruano

Transporte especial sobre modulares, refinería en Lima, Perú. Transporte especial em modulares, refinaria em Lima, Peru (Foto: Grúas y Maniobras)

O Peru (e outros países da região) vive hoje, e há alguns anos, desafios políticos e sociais que geram alguma incerteza, entretanto, apesar disso, Sanchez destaca que “nosso setor tem continuado a avançar, temos sido capazes de perceber isso devido à modernização dos equipamentos e à digitalização em processos que antes eram muito tradicionais”. Além disso, a concorrência de preços aumentou consideravelmente nos últimos anos, assim como o surgimento de novas empresas e uma frota maior de equipamentos entrando no país, entre outros.

Por outro lado, o setor se tornou mais profissional com padrões de qualidade mais elevados, o que tem sido particularmente perceptível em projetos de mineração, onde a indústria tem requisitos mais elevados em termos de padrões e políticas de entrada. “Nesse sentido, nossa empresa está constantemente atualizando seus certificados e somos aprovados por qualquer cliente que venha até nós. Fortalecemos nossa área de Saúde e Segurança Ocupacional para apoiar as áreas comerciais e operacionais a cumprir com todos esses padrões de qualidade, bem como para nos mantermos atualizados com a nova legislação sobre proteção ambiental.

Histórias de sucesso

Grúas y Maniobras tem participado de vários segmentos industriais como energia, infra-estrutura, mineração e hidrocarbonetos, tornando-se mais forte em cada um deles. Um de seus projetos mais recentes foi a substituição do trocador de calor e acessórios em uma das refinarias mais importantes do Peru, localizada na periferia de Lima, uma iniciativa que foi concluída em maio passado e onde Grúas y Maniobras esteve envolvida tanto nos estudos quanto nos serviços de transporte e elevação.

“O desafio na engenharia de transporte foi encontrar a rota ideal para identificar antecipadamente possíveis interferências a serem resolvidas a fim de mover o equipamento sem problemas”, explica o gerente de projeto Jorge Infantas.

Com relação à engenharia de içamento, a empresa empreendeu a digitalização e modelagem a laser 3D de todas as áreas envolvidas no projeto; a preparação de relatórios de cálculo baseados em padrões internacionais (ASME BTH-1 - 2008, ASME B30.20 - 2006, AWS D14. 1, Manual de Construção em Aço, 13ª AISC) e as normas do cliente; o cálculo, projeto e fabricação dos difusores de elevação utilizados na manobra; o cálculo e projeto dos planos de elevação para todas as manobras críticas; a análise e projeto de uma única montagem e desmontagem para o guindaste CC3800; o estudo dos locais ideais para todos os equipamentos envolvidos e o uso de software especializado.

Grúas trabajando en Tándem en refinería, Lima-Perú Guindastes trabalhando em tandem na refinaria, Lima-Peru (Foto: Grúas y Maniobras)

“Durante a engenharia de elevação, o principal desafio era projetar a montagem da grua treliçada por meio de manobras em condições totalmente diferentes daquelas normalmente executadas, realizando manobras tandem para a montagem da lança principal, devido à área muito pequena onde a grua tinha que ser montada”, explica o executivo.

Quatro guindastes Demag com capacidade entre 160 e 650 toneladas, duas camas baixas de 40 toneladas e uma plataforma de trabalho aéreo Haulotte de 38 metros de altura foram utilizados para realizar as manobras de elevação em tandem do antigo trocador de calor (de 122 toneladas) para o novo (de 74 toneladas).

“Durante a elevação, o maior desafio foi a descarga do velho trocador de calor com três guindastes tandem, uma vez que o equipamento tinha uma cesta de elevação instalada, o que aumentou as dimensões da carga, considerando o local onde ela seria descarregada, havia apenas uma folga de cerca de 50 cm, o que significava que o equipamento tinha que ser sincronizado durante a descarga e assim evitar qualquer impacto ou colisão com o suporte de tubos adjacente”, conclui Infantas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL