Um mercado ‘misturado’

11 December 2012

Concrete

Concrete

Os fabricantes de equipamentos para o setor da construção no concreto estão elevando as expectativas do mercado com o compromisso de satisfazer as necessidades dos empreiteiros. A demanda do mercado do concreto continuará crescendo de forma constante durante os próximos meses, segundo as previsões otimistas dos produtores mais importantes, incluindo a Lafarge e a Holcim. Inclusive, a francesa espera que o mercado mundial de cimento crescerá de 1% a 4% este ano, impulsionado principalmente pelas empresas dos mercados emergentes.
Com os principais projetos de infraestrutura em execução no mundo inteiro, os empreiteiros podem esperar para ver como os fabricantes de equipamentos para concreto e misturadores trabalham mais duro que nunca para satisfazer as necessidades do setor.
A indústria do concreto tem se mostrado dinâmica nos últimos tempos, registrando nos últimos cinco anos uma série de aquisições que foram mudando a estrutura do setor, mostrando uma crescente presença asiática.
Em meados deste ano, a indústria foi testemunha de como a chinesa XCMG adquiriu uma participação maioritária (52%) da alemã Schwing Stetter, tornando-se uma nova aquisição internacional efetuada pelas asiáticas após a alemã FT e a holandesa AMCA.
Além disso, no começo de 2012, a empresa chinesa Sany Heavy Industry (SANY) e o grupo de investidores Citic PE Advisors (com sede em Hong Kong) assinaram um acordo de compra e transferência de 100% do capital do fabricante alemão de equipamentos para a construção Putzmeister Holding GmbH (Putzmeister).
Por sua vez, a Putzmeister, durante o ano adquiriu a Intermix, um dos maiores fabricantes de betoneiras e misturadores especiais de concreto. Com atuação global, a Intermix produz anualmente cerca de 800 máquinas para usuários finais e distribuidores. Os serviços de atenção ao cliente e o centro de logística da empresa estão localizados em Heimertingen, no sul da Alemanha.
E como se isso fosse pouco, em outubro, a alemã Liebherr adquiriu a empresa fabricante de bombas de concreto Waitzinger, especializada no desenvolvimento e na construção de autobombas de concreto, bombas de concreto sobre reboque e betoneiras.
Com essa aquisição, a Liebherr completou sua carteira de produtos no campo da tecnologia de concreto.
Cabe lembrar também que a aquisição foi realizada pela chinesa Zoomlion, em 2008, quando comprou a Compagnia Italiana Forme Acciaio (CIFA), fabricante de bombas de concreto, betoneiras, usinas de concreto, formas e moldes para aduelas pré-fabricadas.
Dessa forma e em pouco tempo, três dos principais fabricantes de equipamentos chineses, adquiriram as três principais empresas fabricantes de bombas de concreto do mundo.

Putzmeister Brasil
As operações comerciais de bombas de concreto da Sany no Brasil estão agora sob responsabilidade da Putzmeister Brasil Ltda. Com suas instalações em Atibaia, São Paulo, a Putzmeister oferecerá suporte total para a linha de produção de bombas de concreto da Sany.
Outros equipamentos de construção da asiática, como guindastes e escavadeiras, continuarão sendo produzidos e terão suporte da Sany do Brasil.
Cabe destacar que, em agosto, a Putzmeister apresentou ao mercado brasileiro suas autobetoneiras, que até então estavam sendo importadas da Alemanha. No entanto, a partir de 2013, serão montadas na fábrica da empresa, localizada em Atibaia (São Paulo). Inclusive, a companhia pretende fabricar o equipamento localmente.
Os equipamentos misturadores se tornaram parte da linha da Putzmeister, após a aquisição da Intermix. “Com a inclusão do auto misturador na carteira de produtos da Putzmeister, temos uma linha ainda mais completa para a indústria do concreto”, afirmou Rodrigo Satiro, gerente de vendas da empresa, que também acrescentou que a receptividade pelo mercado do novo produto tem sido muito boa e as vendas estão superando as expectativas.

Concretagem recorde
No dia 2 de novembro, foi realizado na região do Morumbi, em São Paulo, o bombeamento e a concretização do bloco de fundações da futura Torre Morumbi, projeto de responsabilidade da construtora WTorre.
Foram bombeados 3 mil m³ de concreto em 24 horas de trabalho, que acarretou uma produção efetiva de aplicação de 125 m³/hora, que é considerado o maior trabalho com concreto feito sem interrupções em uma obra comercial no Brasil.
Devido às dificuldades de acesso para as Auto Betoneiras ao local das fundações, as empresas SPMix, Bombear e Concrezac com suas autobombas Schwing-Stetter modelo SPL2000 bombearam o concreto para as auto bombas com mastros de distribuição de 32 metros, 36 metros e 39 metros da empresa Kaiobá, equipamentos da marca Schwing-Stetter, que bombearam novamente efetivando a distribuição do concreto diretamente nas fundações.

Bomba Guiness
No final de setembro, a Zoomlion e a CIFA apareceram novamente no livro dos recordes, conhecido como Guiness Book, quando apresentaram a mais alta bomba de concreto do mundo. O equipamento possui nada menos que 101 metros de extensão, um braço de sete segmentos, sendo os últimos quatro de carbono.
Mais de 60 pessoas se dedicaram à fase de projeção, produção e montagem do equipamento.
“A CIFA, junto com a Zoomlion, aparece novamente no livro dos recordes um ano depois da apresentação da bomba de 80 metros”, afirmou Nicola Pirri, responsável pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.
“Nosso grupo, através das inovações nos novos materiais e os sistemas eletrônicos, quer informar ao mundo que nosso foco está sempre no futuro. Cada um dos detalhes, trabalhados com permanente precisão, fazem com que sejamos cada dia mais fortes e que tenhamos cada vez mais prestígio na área”, comentou.

Pré-fabricados
A Pacadar, empresa especializada em projeto e fabricação de pré-fabricados de concreto, obteve um empréstimo pelo valor de US$ 2 milhões proveniente da Cofides (Companhia espanhola de Financiamento do Desenvolvimento), para um investimento total de pouco menos de US$4,2 milhões destinados à construção de uma fábrica de estruturas pré-fabricadas no Panamá.
Com esse empréstimo, a Pacadar terá a possibilidade de desenvolver seu centro de produção para fornecer estruturas pré-fabricadas de concreto ao Consórcio Línea Uno, responsável pelo projeto de construção da Linha 1 do metrô da cidade do Panamá.
Cabe destacar que a espanhola está atualmente desenvolvendo uma nova fase de internacionalização, por meio da constituição de fábricas móveis pré-fabricantes de concreto em qualquer lugar do mundo.

Schomburg instala nova fábrica de produção
O grupo alemão Schomburg, fabricante de produtos de construção e impermeabilização, tem feito uma nova aposta no mercado latino-americano. A companhia, na metade do ano, instalou uma nova fábrica para produção e comercialização: a Schomburg Latin America LLC. Localizada na Rivera Beach, Flórida, Estados Unidos, a nova fábrica atende a Bolívia, o Chile, a Colômbia, o México, o Peru, a América Central e o Caribe, oferecendo sistemas de produtos de construção para impermeabilização e restauração de obras, instalação de cerâmicas e pedra natural; tecnologia do concreto; reparação do concreto; pisos industriais, ancoragens e adesivos.
A nova fábrica soma-se às outras15, que a empresa tem pelo mundo.
Cabe destacar que a Schomburg Latin America, LLC durante seu processo de expansão, continua procurando parceiros na América Latina que queiram distribuir sistemas, contribuindo à presença da marca e a qualidade alemã no mercado.

Potência colombiana
A companhia colombiana Domat, especializada na projeção, fabricação, comercialização, automatização, manutenção, aluguel e star-up de máquinas e equipamentos para a construção, conta com uma ampla presença na região por meio de usinas misturadoras, equipamentos dosadores, silos, etc. Segundo Fabián Riveros, gerente comercial da companhia, Domat tem distribuidores diretos no Chile, Equador e Venezuela, e, desde Bogotá atende mercados como a Bolívia, El Salvador, Panamá, Peru e Suriname.

Análise da concorrência asiática
No globalizado mundo atual, onde os grandes nomes do mercado são asiáticos, já era de se esperar que tivesse início esse tipo de fusões de empresas com uma ampla trajetória internacional, trajetória de nível mundial como são a CIFA, Putzmaister, Schwing.
A concorrência entre eles será cada vez maior porque agora não devem somente concorrer pelo preço, mas sim pela confiança nos equipamentos fabricados nesses países. O grande beneficiado será o consumidor que encontrará equipamentos de marcas tradicionais a um custo menor.

Como tem sido o desempenho do setor na América Latina?
Os grandes projetos de infraestrutura e o bom momento que vive a América Latina em investimentos estrangeiros têm feito com que esse setor tenha um crescimento sustentável na maioria dos países. O desempenho foi bom e esperamos ter mais de cinco anos com esse crescimento.
A Domat tem tido três anos de muito trabalho, mas, ao mesmo tempo, de muito desenvolvimento em equipamentos e tecnologias aplicadas à indústria, onde cada vez estamos tornando-nos referência em equipamentos de produção de concreto móveis. A tendência para produzir concreto em obras com equipamentos certificados está se tornando um modelo a seguir por sua redução de custos, de mão de obra e melhorias nos tempos de execução, entre outras vantagens.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL