Um mercado agitado

By Cristián Peters03 June 2011

Un mercado agitado

Un mercado agitado

O setor de britagem e peneiramento raramente se manteve quieto, mas os últimos 12 meses foram especialmente agitados em termos de mudanças na indústria e novas aplicações.

Uma das principais novidades é a entrada da Atlas Copco neste mercado com a recente aquisição da empresa austríaca Hartl Anlagenbau, companhia dedicada à fabricação e comercialização de grupos móveis de britagem e peneiramento.

Esta compra agrega ao portfólio da empresa uma completa linha de equipamento de médio e grande porte, que abrange britadeiras de mandíbula, de impacto e de cone que vão desde 200 a 500 toneladas por hora, assim como equipamentos de seleção onde se incluem pre-peneiradores e peneiras com capacidades que oscilam entre 200 e 400 toneladas por hora.

Andreas Malberg, presidente da divisão de equipamentos para a perfuração de superfície da Atlas Copco, destacou que "esta aquisição fortalece a posição da Atlas Copco como líder no mercado de escavação e manejo de rocha de superfície, assim como em construção e reciclagem de vias. A linha Powercrusher (nome dos produtos de Hartl N.d.E) complementa nossa oferta de produtos e nos converte em um sócio ainda mais completo. Nossos clientes serão beneficiados ao ter apenas um único fornecedor de perfuradoras, demolidores, equipamento de construção viária assim como de britadeiras e peneiradoras móveis".

Atualmente a rede de distribuidores de Powercrusher está enfocada nos Estados Unidos, Europa Oriental e Rússia, fato ao qual a união com Atlas Copco vai abrira possibilidade de vender em outras partes do mundo e os clientes contarão com mais opções na hora de adquirir uma britadeira.

No total são 16 modelos que agrega Powercrusher ao portfólio da Atlas Copco. Entre eles estão quatro unidades móveis de mandíbulas: PC 1055 J, PC 2, PC 4 e PC 6, todas desenhadas para operar em condições extremas e incorporam um elemento que faz a diferença chamado "movimento Quattro", que oferece ao movimento das mandíbulas uma ação mais agressiva, proporcionando assim menos bloqueios e um desgaste mais homogêneo sobre as duas caras das mandíbulas. Com esse movimento é possível conseguir uma maior capacidade e uma redução de 31% de material sem pontas.

O PC 1055J é o menor equipamento móvel de britagem de mandíbulas da linha, com um peso de 33,5 toneladas. Está acionado por um motor Caterpillar de 252 HP, conta com uma boca de alimentação de 1.000 x 550 mm e uma capacidade de processamento de até 200 toneladas por hora.

O PC 2 tem um peso de 36 toneladas e uma boca de alimentação de 1.020 x 730 mm, alcançando produções de até 250 toneladas por hora.

Com um peso de 36 toneladas e uma boca de alimentação de 1.250 x 650 mm e tem uma capacidade de produção de até 300 toneladas por hora.

Finalmente, o equipamento PC 6, com um peso de 54 toneladas e uma boca de alimentação de 1.300 x 800 mm, oferece uma capacidade de produção de até 350 toneladas por hora.

No entanto, a atual gama de grupos móveis de trituração por impacto está formada por seis unidades. Trata-se de máquinas robustas, desenhadas para trabalhar nas condições mais extremas e oferecem grande produtividade. São capazes de trabalhar como unidades primárias, aceitando material de grande porte na boca de entrada. Em trabalhos de reciclagem e com materiais moles, como unidade primária, alcança excelentes resultados, inclusive eliminando alguma etapa de britagem.

Os modelos de britagem por impacto são PC 1060 I, PC 1, PC 3, PC 1375 I, PC 5 e PC 1610 I.

O PC 1060 I é o menor equipamento móvel de britagem por impacto da linha, com um peso de 30 toneladas e com uma boca de alimentação de 1.000 x 600 mm. Sua capacidade é de até 200 toneladas por hora.

Por outro lado, o PC 1610 I tem um peso de 80 toneladas e uma boca de alimentação de 1.560 x 1.020 mm, entregando uma produção de até 450 toneladas por hora.

Com relação às britadeiras de cone, atualmente conta-se com um único modelo, o PC 1000, um equipamento móvel que tem um peso de 35,5 toneladas e se aciona mediante um motor Caterpillar de 385 HP. Sua boca de alimentação é de 1.000 mm e seu escala de saída é de 12 a 45 mm, com uma capacidade de até 180 toneladas por hora. No que se refere à seleção da britagem, Atlas Copco Powercrusher conta com cinco modelos de peneiras móveis: HS 1, HCS 3715, HCS 5515, HCS 6015 e HCS GRIZZLY.

Novos equipamentos

Outra companhia que traz novidades é a Terex, empresa que também acaba de lançar novos equipamentos de britagem e peneiramento.

Um deles é a usina móvel Terex Cedarapids CRC380HLS, cujo desenho se caracteriza por permitir uma alimentação constante, maximizando a capacidade de produção. A alta elevação da malha (High Lift Screen - HLS) e o sistema de excesso de caçamba permite uma grande quantidade de material de acumulação, forçando assim a alimentação da britadeira e aumentando seu rendimento. A grande caçamba de cone e a bandeja de transbordamento ou canal de alívio são dois elementos que, diante das variações de alimentação, evitam que o material volte à malha mantendo as taxas de produção nos níveis máximos sem necessidade de acelerar novamente. O rendimento bruto desse equipamento é de até 1.200 toneladas por hora em areia e cascalho.

O sistema HLS, pendente de patente, também melhora os tempos das atividades graças ao movimento hidráulico da tela, facilitando o acesso mais rápido às mudanças do manganês. A usina muda rapidamente entre o modo de operação e transporte.

ACRC380HLS incorpora rolos de alta eficiência MVP380 ElJay de 300 HP (224 kW) e uma cobertura tripla de alto rendimento de 1.828 mm x 6. 096 mm LJ-TSH6203, com uma malha horizontal com um desenho de traço oval ElJay.

Cabe destacar que a planta conta com duas esteiras transportadoras reversíveis de 762 mm e 7,5 HP (5,6 kW) que descarregam a 1.117 mm de distância do equipamento e a cada lado. A configuração de quatro eixos ou o opcional de 3+1 fornecem portabilidade a quase todos os lugares.

Outro dos lançamentos corresponde ao equipamento Terex Cedarapids CRJ3255, o que combina uma robusta britadeira de mandíbula JW3255 com um alimentador grizzly de alta vibração, o que resulta em uma britadeira primária móvel de alta produção.

Este equipamento composto foi construído para ser a máquina principal em diversas aplicações de britagem e pode suportar quase qualquer tipo de material: areia, cascalho, concreto, entre outros.

Outra das novidades vem da mão de uma das companhias da Terex, a Powersreen, que colocou à venda a britadeira 1500 Maxtrak, a maior de sua gama, que inclui os modelos 1000, 1000SR e 1300.

"Em 2010, Powerscreen deu um passo em direção ao que consideramos a próxima geração de equipamentos móveis de britagem e peneiramento. Com o lançamento da nossa maior britadeira de mandíbulas, a XA750, e a maior peneira até o momento, a Warrior 2400, estamos posicionando-nos com firmeza para satisfazer as necessidades dos segmentos de mineração e áridos. A incorporação da 1500 Maxtrak à nossa gama nos oferece uma das maiores britadeiras de cone móveis sobre esteiras do mercado", afirmou Patrick Brian, diretor de marketing e vendas globais da Powerscreen.

A 1500 Maxtrak desenvolveu especificamente para os usuários de grandes volumes. A máquina pode aceitar toda a saída de uma britadeira primária para produzir até 1.047 toneladas por hora de áridos ou mineral.

Cabe recordar que ao utilizar a tecnologia de britadeira de cone Automax da Terex, os operadores se beneficiam com a proteção hidráulica contra sobrecarga, ajuste hidráulico da britadeira, excelente forma de produto e alto nível de redução. Outras vantagens para o cliente são um sistema de transmissão direta da britadeira altamente eficiente, uma bandeja de alimentação com detector de metais e função de limpeza do material contaminado.

Tradição

Outra companhia com uma importante trajetória no desenvolvimento de usinas de britagem e peneiramento móveis é a Metso, que por meio da Lokotrack foi a primeira a fabricar em série este tipo de unidades.

Com soluções que oferecem mobilidade, alta capacidade, saída de produtos finais de alta qualidade e funcionamento confiável, as usinas móveis de britagem e peneiramento Lokotrack foram concebidas e construídas para funcionar à perfeição conjuntamente, inclusive nas aplicações mais exigentes, permitindo processar praticamente todo tipo de rocha ou mineral.

Para britagem em pedreiras e minas, a Metso Minerals oferece uma ampla gama de equipamentos. Com os grupos móveis de britagem Lokotrack, pode formar um completo e independente processo móvel com dois, três ou inclusive quatro diferentes etapas de britagem e peneiramento.

A substituição das frotas de caminhões por usinas de britagem primária da série LokotrackLT com um sistema de esteiras transportadoras ou por uma usina completa de britagem e peneiramento móvel para a mineração, apresenta importantes economias no custo da produção, ao mesmo tempo que reduz significativamente o impacto ambiental.

Entre os equipamentos de britagem é importante destacar que a LokoTrack LT110, uma máquina de mandíbulas que combina uma capacidade de trituração elevada e constante , com uma ampla gama de opções de processo e uma excelente facilidade de uso. Com uma capacidade superior a 700 toneladas por hora, simplicidade de transporte e rápida montagem, é uma opção para qualquer processo de britagem móvel de uma ou múltiplas etapas.

Já entre os equipamentos de peneiramento da marca o destaque vai para a Lokotrack ST620, uma peneira móvel sobre esteiras especialmente desenhada para aplicações que requerem alto rendimento e mobilidade. Graças a sua capacidade de seleção contínuo e adaptabilidade a diferentes processos de britagem e peneiramento, é a solução idônea para uma grande variedade de aplicações, tanto em pedreiras como em obras.

A cabine da ST620 é o mesmo utilizado nas unidades móveis de trituração Lokotrack. A unidade de peneiramento está equipada com bandejas de descarga para a separação de quatro diferentes tamanhos de produto final. O motor diesel garante um peneiramento eficiente e independente baixo todas as condições.

Flexibilidade

Concebidas há 20 anos para a reciclagem de entulho, as máquinas compactas austríacas Rubble Master prestam hoje seus serviços também no setor da rocha natural. Combinando-as com diferentes complementos, como separadores de rejeição móveis e peneiras móveis da mesma companhia, podem ser obtidos diversos tamanhos de grão final de entre 0-5 mm, 5-10 mm, 10-15 mm e 15-25 mm, e superiores, que posteriormente podem ser empregados na produção de asfalto e concreto, entre outras coisas.

Operando na América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Europa, os equipamentos Rubble Master processam até 150 mil toneladas por ano.

A empresa destaca o apoio entregue aos seus clientes, é assim como os técnicos da Rubble Master viajam pelo mundo para poder formar novos técnicos, seja para clientes ou distribuidores, e assim garantir o melhor serviço de assistência.

Não obstante, o fator que ganha cada vez mais força na hora de comprar é a mobilidade e é por essa característica e a facilidade de transporte em zonas de difícil acesso e com estreitas estradas que as máquinas compactas da Rubble Master oferecem grandes vantagens. Com um peso que vai de 12 a 28 toneladas, essas máquinas garantem grande produtividade e alta qualidade do grão final.

Acessório

O designer e fabricante de equipamentos Flip Screen Australia lançou um novo cubo de peneiramento EXC180. Adaptável a escavadeiras de 40 toneladas e 50 toneladas, o acessório é o maior modelo da companhia. O modelo é robusto e durável especialmente desenhado para enfrentar diferentes condições nas mais diversas indústrias.

O EXC180 substitui o cubo da escavadeira e trabalha rotando continuamente em 360º em apenas um eixo. No sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, a unidade remove partículas pequenas graças a uma rede facilmente trocável, enquanto um deflector retém o material de tamanho maior. Logo de completado o processo de peneiramento, o equipamento começa a rotar no sentido horário para ejetar o material.

Desenhado para uma operação simples e fácil, o acessório requer um mínimo esforço por parte do operador. Simplesmente deve dar com a pá o material desejado e ativar o sistema hidráulico auxiliar e dois motores Eaton vão gerar a rotação da pá. A velocidade de rotação é controlada pelo operador e pode variar entre 18 e 25 RPM. O EXC180 conta com uma abertura de cubo de 96 polegadas de largura e 24 polegadas de altura e oferece uma capacidade de peneiramento de 1,8 metros cúbicos.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL