Ultracem abre espaço

03 March 2020

Ultracem

Embora o início oficial das operações da Ultracem, na Colômbia, tenha sido em 2013, sua história tem raízes familiares que vêm muito mais de longe.

Tudo começou com Joaquin Ruiseco Borrero, que entrou na indústria do cimento na década de 40. Anos mais tarde, seu filho Juan Manuel Ruiseco Vieira seguiria seus passos, até sua aposentadoria em 2003. Hoje é seu neto, Juan Manuel Ruiseco Gutiérrez, que continua essa tradição. Ele, junto a seu irmão Nicolás, criou a atual empresa para produção de cimento e concreto em Barranquilla, e a chamaram Ultracem.

No mesmo ano em que foi fundada, a empresa conseguiu seu primeiro contrato para prover concreto para construir o Centro de Eventos Puerta de Oro de Barranquilla, uma importante obra da Região Caribe da Colômbia, com 8.000 m2. Por essa razão, a empresa decidiu de imediato iniciar sua expansão; assim explica o presidente Juan Manuel Ruiseco Gutiérrez: “seis meses depois de iniciar nosso trabalho, decidimos dobrar a capacidade de operação da fábrica. Nos comprometemos muito rapidamente em uma expansão que culminamos no final de 2015”.

Após sua participação no centro de eventos, a Ultracem foi escolhida para fornecer 100% do concreto e do cimento usados para o desenvolvimento da nova e emblemática ponte Pumarejo, em Barranquilla, catalogada como a ponta mais larga da América Latina. Para esta obra a companhia instalou uma central exclusiva na sua área anexa, desde onde foram despachados 170 mil metros cúbicos de concreto para dar conta da megaobra na região Caribe. Além deste projeto, a firma usou sua capacidade para tornar possíveis as instalações esportivas que foram construídas para os Jogos Centroamericanos de 2018.

Desde sua fundação, a Ultracem mantém um permanente crescimento que lhe permitiu posicionar-se na produção de cimento, concreto, argamassas e Ecoslag, no mercado de construção da Colômbia. Sua estratégia de crescimento se baseou principalmente na qualidade dos produtos e no serviço que oferece aos clientes. Hoje em dia a companhia multilatina gera na Colômbia mais de 400 postos de trabalho, e continua se preparando para ser líder nos mercados da América Latina.

Crescimento

A Ultracem vem vivendo uma ampliação vertiginosa, e desde o final de 2018 abriu operações no Panamá, Honduras e Guatemala. “Em pouco tempo, conseguimos um lugar importante neste mercado porque nossa proposta de valor inclui um produto de primeira qualidade e o contato direto com os clientes, sem esquecer nossa responsabilidade social”, disse Juan Manuel Ruiseco, que além disso afirma que o sucesso maior foi “a velocidade com que conseguimos consolidar a empresa no mercado nacional, vendendo nossos produtos em todos os lugares da Colômbia”.

Também foi fator fundamental no crescimento da empresa seu caráter inovador, expresso na existência de um departamento dedicado à inovação, desde onde se realizam processos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O Ecoslag e o cimento de alvenaria são dois bons exemplos. “Fomos os primeiros no país a fabricá-los, e agora que outros tentam nos imitar, nós nos esforçamos para continuarmos à frente”, diz Ruiseco.

pumarejo

Sustentabilidade

Além de sua contribuição com a indústria da construção, a empresa realizou importantes investimentos em sustentabilidade, que garantem a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social das comunidades onde realiza suas operações, beneficiando mais de 13 mil pessoas desde o ano de sua criação. A Ultracem também confere o prêmio ambiental GEMAS, com o que busca o desempenho de pessoas e organizações que contribuem para o melhoramento, aproveitamento e conservação dos recursos naturais. “Sentimos um profundo compromisso com o melhoramento da qualidade de vida das pessoas. A Colômbia tem muitas dificuldades, e nós queremos contribuir para a construção do bem-estar social”, agrega Ruiseco.

Sem perder seu norte e sua natureza, a empresa espera que em 2023 duas operações cheguem a dez países na região, enquanto continua fortalecendo a construção da Colômbia do presente e do futuro.

Sede bem localizada

A fábrica de cimento da Ultracem fica em Galapaga, área metropolitana de Barranquilla, na Colômbia. Esta estratégica localização facilita o acesso ao rio Magdalena e ao Mar Caribe, historicamente um dos principais atrativos para os investidores. 

“Em 2018, iniciamos nossas primeiras exportações, mas desejamos incrementar nossa presença em outros países nos próximos anos. É um processo que estamos levando passo a passo porque queremos nos assegurar que o crescimento seja sólido”, conclui o presidente da Ultracem.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL