ULMA produz solução para ponte estaiada Hisgaura

By Cristián Peters26 May 2017

127581 1 hisgaura bridge ulma

Está em construção na Colômbia aquela que no ano que vem passará a ser a maior ponte estaiada da América do Sul. Com 653 metros de comprimento e um vão central de 400 metros, a ponte Hisgaura melhorará a conexão entre as regiões de Boyacá e Santander.

A estrutura se localiza em local de relevo complicado, que traz severas complexidades técnicas. Neste sentido, a ULMA, desenvolveu uma solução integral para este projeto, no que se refere ao planejamento e assistência em obra e os sistemas e aplicações de cofragens, andaimes, vãos de aproximação e demais aspectos técnicos.  

Os dois pilares centrais, de 142m e 125 de altura, estão formados por dois corpos paralelos unidos entre si por vigas transversais em dois níveis, a 40 e 70 metros. À altura do tabuleiro eles se inclinam e se juntam num só, de onde saem os estais da ponte.

As duas vigas de 24 e 42 metros de altura têm geometrias similares às dos pilares principais com duas paralelas de seção quadrada e retangular, respectivamente. A menor dispõe de uma viga transversal como coroa, enquanto a de mais altura está disposta a 21 metros.

Por sua geometria, foram combinadas seções trepantes BMK fixas e articuladas para as partes inclinadas. As formas de vigas ENKOFORM VMK deram forma ao exterior e interior das vigas. Nos espaços internos, se empregaram plataformas internas KSP com esquadras especiais que permitem se adaptar a mudanças na seção e na forma.

As vigas transversais oram executadas ao mesmo tempo que as vigas dos pilares. Para isso, se empregaram cercas modulares MK apoiadas em consoles MT-800. Sobre elas, se montaram tanto as formas de fundo como as laterais.

Todo o perímetro de cada uma das vigas ficou coberto por 4 consoles de trepagem e três níveis de de plataforma: uma de concretagem, a principal onde se realizam todas as tarefas de manipulação das formas e trânsito entre plataformas e a de recuperação do material. Desta plataforma se acessa a escada BRIO que percorre toda a estrutura, do ponto zero ao mais alto, a 142 metros de altura. 

 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL