ULMA produz solução para ponte estaiada Hisgaura

26 May 2017

127581 1 hisgaura bridge ulma

Está em construção na Colômbia aquela que no ano que vem passará a ser a maior ponte estaiada da América do Sul. Com 653 metros de comprimento e um vão central de 400 metros, a ponte Hisgaura melhorará a conexão entre as regiões de Boyacá e Santander.

A estrutura se localiza em local de relevo complicado, que traz severas complexidades técnicas. Neste sentido, a ULMA, desenvolveu uma solução integral para este projeto, no que se refere ao planejamento e assistência em obra e os sistemas e aplicações de cofragens, andaimes, vãos de aproximação e demais aspectos técnicos.  

Os dois pilares centrais, de 142m e 125 de altura, estão formados por dois corpos paralelos unidos entre si por vigas transversais em dois níveis, a 40 e 70 metros. À altura do tabuleiro eles se inclinam e se juntam num só, de onde saem os estais da ponte.

As duas vigas de 24 e 42 metros de altura têm geometrias similares às dos pilares principais com duas paralelas de seção quadrada e retangular, respectivamente. A menor dispõe de uma viga transversal como coroa, enquanto a de mais altura está disposta a 21 metros.

Por sua geometria, foram combinadas seções trepantes BMK fixas e articuladas para as partes inclinadas. As formas de vigas ENKOFORM VMK deram forma ao exterior e interior das vigas. Nos espaços internos, se empregaram plataformas internas KSP com esquadras especiais que permitem se adaptar a mudanças na seção e na forma.

As vigas transversais oram executadas ao mesmo tempo que as vigas dos pilares. Para isso, se empregaram cercas modulares MK apoiadas em consoles MT-800. Sobre elas, se montaram tanto as formas de fundo como as laterais.

Todo o perímetro de cada uma das vigas ficou coberto por 4 consoles de trepagem e três níveis de de plataforma: uma de concretagem, a principal onde se realizam todas as tarefas de manipulação das formas e trânsito entre plataformas e a de recuperação do material. Desta plataforma se acessa a escada BRIO que percorre toda a estrutura, do ponto zero ao mais alto, a 142 metros de altura. 

 

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL