ULMA presente na mais importante mina do Peru
13 March 2019
Provedora de sistemas de cofragens e andaimes enfrentou desafio a 4.500m acima do mar.
No Peru, a mineração contribui com 14% do PIB. Ali, o projeto Toromocho veio a se tornar um dos mais importantes e um dos mais específicos, pois é uma operação a 4.500 metros acima do nível do mar, e a extração estimada de minérios é de 1.500 milhões de toneladas.
No projeto, a ULMA proveu uma solução integral de formas e andaimes para dar uma cobertura à construção de infraestruturas, edifícios de processamento, estações de britagem, túneis de acesso e túneis de recuperação, entre outros.
Com mais de 25 metros de altura, a estrutura elevada de britagem se tornou a instalação mais representativa do projeto. Ela foi executada com 20 treliças MK, uma extensão de 3,7 metros e 1,1 de largura. Desta estrutura, foi erguida a última planta, com 9 metros de altura.
Para suas estruturas verticais, muros de 1,5 de largura e de dimensões constantes, se utilizou o sistema ORMA, reduzindo ao mínimo o tempo de instalação.
Neste tipo de estrutura provisória, com grande altura entre e altos requisitos de carga, o peso a ser suportado pode chegar até 1.060 quilos por segmento. Para dar conta deste desafio, a ULMA combinou os sistemas de cofragem BRIO com os escoramentos ALUPROP.