Tuneladora da Linha 6-Laranja chega à Pompeia

O governador Tarcísio de Freitas, que acompanhou de perto o rompimento da parede da estação pela tuneladora, anunciou a criação de seis novas estações, sendo duas delas no sentido norte (Brasilândia) e seis no sentido sul (São Joaquim), num total de cinco quilômetros de trilhos adicionais.

A tuneladora que escava a Linha 6-Laranja do Metrô, em São Paulo, chegou na última quarta-feira, 31, ao local onde vai funcionar a futura estação Sesc-Pompeia, na zona oeste.

Este é o terceiro ponto de parada alcançado pelo tatuzão (como a tuneladora é popularmente conhecida) desde dezembro de 2021, quando as escavações começaram.

O projeto, executado por meio de uma parceria do Estado com a iniciativa privada, prevê a construção de 16 estações ao longo do trajeto que vai ligar Brasilândia, na zona norte, ao centro da capital paulista. 

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que parte da futura Linha 6-Laranja do metrô — que ligará a Brasilândia, na Zona Norte, ao Centro de São Paulo — deverá começar a operar em 2026.

Considerando o projeto atual, as obras já estão com 39,1% de conclusão. A previsão é a de que sejam investidos R$ 15 bilhões nos 15,3 km de extensão da linha.

No começo do ano passado, a construção do trajeto, que é feito pelo grupo espanhol Acciona, precisou ser interrompida após a tuneladora romper uma tubulação de esgoto e abrir uma cratera no asfalto da marginal Tietê. Os trabalhos de escavação foram retomados em agosto.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) esteve na futura estação Sesc-Pompeia nesta quarta-feira. “É uma obra que está andando bem”, afirmou. “São 15 quilômetros de obras e, em 2026, vamos ter parte da Linha-6 Laranja funcionando e transportando pessoas”. A inspeção também foi acompanhada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

A proposta é que os trens passem pelas estações Morro Grande; Brasilândia; Vila Cardoso; Itaberaba-Hospital Vila Penteado; João Paulo I; Freguesia do Ó; Santa Marina; Água Branca; Sesc-Pompeia; Perdizes; PUC-Cardoso de Almeida; FAAP-Pacaembu; Higienópolis-Mackenzie; 14 Bis; Bela Vista e São Joaquim, onde há ligação com a Linha 1-Azul. No trajeto, haverá integração ainda com a Linha 4-Amarela do Metrô e as linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens da CPTM.

Foto: Reprodução/Marcelo S. Camargo/Governo de SP

O trajeto terá 15,3 km de extensão e os trens deverão ter capacidade para transportar 630 mil pessoas por dia, segundo o governo. O empreendimento é construído por meio de parceria público-privada (PPP) com a concessionária Linha Universidade, que vai operar a linha por 19 anos após a conclusão das obras.

Concluída a chegada na estação Sesc-Pompeia, a tuneladora, cuja capacidade de perfuração é de aproximadamente 12 a 15 metros por dia, segue em direção à região central de São Paulo. Em pararelo, outro tatuzão também faz escavações, mas no sentindo inverso, em direção à estação João Paulo I.

Ampliação da Linha¨6-Laranja

A Linha 6-Laranja é uma PPP plena entre o estado de São Paulo e a Acciona, que criou a concessionária Linha Universidade para operar o ramal a partir de 2025. 

Com 15,3km, a Linha 6-Laranja de metrô reduzirá a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de 1h30min. A linha deverá transportar cerca de 633 mil passageiros por dia.

Trata-se de um projeto da Companhia do Metropolitano de São Paulo. Na sua primeira fase, ligará a estação São Joaquim, já existente na Linha 1–Azul, a uma futura estação a ser construída no distrito da Brasilândia.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL