Túnel Santos Guarujá atrai 18 empresas
17 March 2014
Dezoito empresas separadas em cinco consórcios estão na disputa pela obra do túnel submarino Santos Guarujá. A licitação do túnel que vai conectar as duas cidades do litoral paulista está em fase de pré-qualificação. O valor do contrato é de pouco mais de US$ 766 milhões, o maior da história da companhia estadual Dersa.
Odebrecht, Queiroz Galvao e OAS estão juntas à holandesa Strukton Civiel Projetcen.
Camargo Corrêa, a también brasileira Christiani-Nielsen Engenharia e a espanhola Ferrovial compõem o outro consórcio.
Andrade Gutierrez e CR Almeida se uniram à coerana Daewoo Engineering & Construtcion e à espanhla OHL.
Constran e Mendes Júnior se associaram às italianas Salini Impregilo e Grandi Lavori Fincosit, consórcio também está a holandesa Mammoet Maritime.
Finalmente, Construcap e Encalso se uniram à española FCC para disputar a obra do túnel.
A mandante do projeto, a Dersa, receberá de cada consórcio propostas técnicas e certificados econômicos que comprovem sua capacidade financeira de se responsabilizar pelo projeto. O túnel Santos Guarujá terá financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, razão pela qual a licitação seguirá as regras da instituição.
Entre as especificações técnicas do projeto, estão uma extensão de 1700 metros de túnel entre as duas cidades e 21 metros de profundidade no ponto mais profundo. Vizinhas, Santos e Guarujá são separadas por um canal de pouca distância, mas hoje quem vai de uma a outra de carro precisa percorrer 43 quilômetros.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

