Túnel colombiano La Línea pode atrasar de novo
13 October 2016
A construção do túnel de La Línea, na Colômbia, pode atrasar novamente. Obra emblemática e com histórico de problemas entre o departamento público contratante, o Invías, e a empreiteira encarregada, o túnel pode ter sua data de entrega adiada de fevereiro de 2017 para julho do ano que vem.
A obra é dividida em cinco contratos diferentes, sendo o principal deles o que apresenta problemas mais uma vez. A cargo deste contrato de construção do próprio túnel principal, de 8,6 quilômetros e obras a céu aberto em Tolima e Quíndio, está a empresa Carlos Collins.
Esta empresa, que tem seu contrato terminando em 30 de novembro, já havia conseguido uma nova data de entrega para fevereiro de 2017, em lugar da data de finalização do contrato. Agora, a Carlos Collins solicita nova prorrogação e o promete para julho.
O Invías afirmou que vai avaliar a solicitação, à luz de laudos de consultorias que realmente confirmam que a obra não poderá ficar pronta até fevereiro.
Se o Invías não aceitar prorrogar o prazo de entrega, pode declarar o incumprimento definitivo do contrato pela Carlos Collins.
Atualmente, a construção está com 87% de avanço.