Trimble adere à iniciativa global ResponsibleSteel

Conjunto de softwares Tekla, uma das ferramentas da Trimble mais utilizadas na indústria da construção, estimula escolha de materiais de origem sustentável e contribua com minimização do impacto ambiental e redução na emissão de CO2.

A Trimble, companhia global de tecnologia, aderiu à ResponsibleSteel, organização independente e sem fins lucrativos, para incentivar uma abordagem na indústria siderúrgica que garanta que o aço utilizado seja adquirido e produzido de forma responsável e com foco na agenda ESG (sigla em inglês que une a responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa).

Trimble está desenvolvendo tecnologia, software e serviços que impulsionam a transformação digital da construção com soluções que abrangem toda a indústria de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Foto: Divulgação

A iniciativa é a primeira em nível global de certificação e padrão multistakeholder do setor. A Trimble também é a primeira provedora de tecnologia de software de Modelagem de Informação da Construção (da sigla em inglês, BIM) a aderir à iniciativa ResponsibleSteel.

A proposta da ResponsibleSteel é incentivar que os players do mercado da construção escolham materiais de origem sustentável diante da crescente demanda para que a indústria siderúrgica minimize seu impacto ambiental – o setor é um dos maiores emissores industriais de CO2.

A adesão dos software Tekla da Trimble representa uma importante ação para estimular uma atuação mais sustentável no setor, tendo em vista que é uma das ferramentas mais utilizadas na indústria da construção para projeto, engenharia, fabricação e detalhamento de estruturas de aço.

Com o Tekla, as empresas de engenharia, detalhamento e construção e oficinas de fabricação podem calcular e planejar com mais eficiência o uso de aço em estruturas de aço e em reforço de aço em estruturas de concreto.

A calculadora de carbono incorporado da Tekla permite que projetistas avaliem as possíveis implicações ambientais dos projetos para comparar rapidamente o impacto de carbono de várias opções estruturais.

Além disso, um plug-in para o Tekla Structures permite o upload de quantidades de materiais em um projeto para o One Click LCA, um software de avaliação do ciclo de vida que ajuda os usuários a calcular e reduzir os impactos ambientais de seus projetos.

Os edifícios e a construção representam cerca de 39% das emissões globais de carbono, 11% das quais são provenientes da construção e da fabricação de materiais de construção, como o aço. O software Tekla permite que os engenheiros meçam e comparem a pegada de carbono de diferentes projetos estruturais, ajudando a reduzir seu impacto ambiental.

“Como um dos principais players em software de projeto para estruturas de aço, as soluções da Trimble contribuíram para tornar a construção mais sustentável, aumentando a eficiência, ajudando a evitar o desperdício durante a construção e permitindo relatórios de dados sobre o impacto climático dos projetos. Nossa associação ao ResponsibleSteel é mais uma prova de nosso compromisso em ajudar a proteger e construir um mundo melhor para impulsionar um futuro sustentável.”, disse Päivi Puntila, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Líder de Sustentabilidade da Divisão de Estruturas da Trimble.

Sobre o ResponsibleSteel

O propósito da ResponsibleSteel é maximizar a contribuição do aço para um mundo sustentável. A iniciativa pretende ser uma força motriz na produção social e ambientalmente responsável de aço carbono líquido zero, globalmente.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL