Tribunal pede paralisação de obras públicas no Brasil

By Fausto Oliveira08 November 2013

NorteSul Railway works Brazil

NorteSul Railway works Brazil

O Tribunal de Contas da União recomendou ao Congresso Nacional a paralisação imediata de sete obras públicas em vários lugares do país devido a questões legais encontradas em fiscalizações.

As obras ainda estão em andamento, porque cabe aos parlamentares ainda decidir se aceitam ou não as recomendações do TCU.

Entre as sete obras, quatro são do Programa de Aceleração do Crescimento. São elas: um trecho da ferrovia Oeste-Leste na Bahia; um trecho da ferrovia Norte-Sul em Tocantins; a construção e pavimentação de uma rodovia no Rio Grande do Sul; e a construção de uma ponte sobre o rio Araguaia em Tocantins.

O TCU diz ter encontrado problemas de superfaturamento e falhas nos projetos. Da mesma forma, o Tribunal também recomendou ao Congresso que determine a suspensão parcial dos financiamentos públicos a um outro conjunto de oito obras, seis delas pertencentes ao PAC.

A fiscalização que originou essas recomendações foi feita sobre 136 obras públicas que recebem financiamento total ou parcial do Estado, cujo valor em seu conjunto é de US$14,9 bilhões.

Ainda que do conjunto de obras fiscalizadas somente sete possam ser paralisadas, a presidente Dilma Rousseff qualificou a recomendação como “um absurdo”.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Perspectivas econômicas e de construção para a América Central
Scott Hazelton, da IHS Markits, fornece uma análise profunda da situação atual nos países da América Central.
Escavadeiras: Novas energias
Grandes equipamentos estão procurando maneiras de se tornar mais eficientes, produtivas e com menor impacto sobre o meio ambiente.
Versatilidade de carga
Compactas ou enormes, estas máquinas estão ganhando terreno nos principais locais de terraplenagem ao redor do mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL