Três dicas para uma manutenção de reboque sem esforço

By Troy Geisler03 March 2022

A chave para uma manutenção preventiva eficaz e de longo prazo não é necessariamente uma lista de tarefas, mas sim criar uma rotina em torno da manutenção para que se torne uma segunda natureza para cada operador, técnico e funcionário.

É natural querer uma solução mais simples para tarefas de drenagem de eficiência, como manutenção. No entanto, como qualquer atleta profissional lhe dirá, avançar até o ponto em que algo se torna fácil raramente é fácil. É preciso comprometimento e determinação, sem mencionar a adesão de toda a equipe.

Ainda assim, as recompensas que vêm com uma rotina de manutenção de trailers bem afinada – maior segurança, maior produtividade, vida útil mais longa e melhor retorno sobre o investimento – fazem dela uma meta válida para qualquer operação.

Aqui estão três dicas para ajudar a criar uma rotina de manutenção eficaz.

Invista em equipamentos de qualidade e de baixa manutenção.

Começar o jogo com equipes de qualidade dá às equipes mais tempo para se concentrar em suas habilidades e melhorar seu desempenho. O mesmo vale para a manutenção do trailer. Investir em equipamentos que minimizam os requisitos de manutenção desde o início facilita o estabelecimento de uma rotina de manutenção. Procure unidades bem construídas com componentes de qualidade, como T-1 para serviço pesado, aço de rendimento mínimo de 100.000 psi e opções de tinta e primer premium. Esses reboques podem custar um pouco mais no início, mas fornecem confiabilidade a longo prazo que reduz a manutenção geral.

Es importante la creación de una rutina de mantenimiento que se convierta en una segunda naturaleza para el equipo de trabajo. É importante criar uma rotina de manutenção que se torne uma segunda natureza para a equipe de trabalho.

Além de inspecionar a carroceria e os sistemas do reboque quanto a danos, os operadores devem verificar novamente a segurança da carga. Além disso, os reboques projetados para fácil manutenção minimizam o incômodo para operadores e técnicos, aumentando a eficiência. Por exemplo, um técnico não terá tanta dificuldade em acompanhar tarefas como substituir buchas e assentos de eixo se esses dispositivos portáteis forem facilmente acessíveis.

As buchas de fixação sólidas não requerem uma prensa cara para fácil substituição e oferecem vida útil mais longa do que os projetos estriados. Assentos de eixo extralongos e contornados fornecem uma conexão sólida sem a necessidade de parafusos em U adicionais e reduzem o estresse da solda. Cilindros que são montados paralelamente ao solo são outra opção para simplificar a manutenção. Eles podem ser substituídos em questão de minutos, economizando uma quantidade significativa de tempo e esforço durante a vida útil do trailer.

Mantenha as linhas de comunicação abertas.

Na quadra, a comunicação é fundamental para fazer jogadas e marcar pontos. Mas também é importante na manutenção. Construir uma base de manutenção sólida depende de uma boa comunicação e manutenção de registros detalhados. Cada operação é diferente, portanto, crie um programa que atenda às suas necessidades específicas.

Além de inspecionar a carroceria e os sistemas do reboque quanto a danos, os operadores devem verificar novamente a segurança da carga.

Por exemplo, se seus trailers precisam estar na estrada o tempo todo, você deve certificar-se de que seus operadores façam uma inspeção completa antes e depois da viagem quanto a sinais de desgaste ou danos rapidamente, para não correr o risco de danos não programados . É importante criar uma rotina de manutenção que se torne uma segunda natureza para a equipe de trabalho. Manter registros detalhados dessas inspeções e outras manutenções preventivas, incluindo avaliações de itens portáteis e observações estruturais, otimizará a eficiência e evitará que pequenos problemas se tornem maiores dores de cabeça no futuro. A implementação dos procedimentos adequados manterá o pessoal apropriado responsável pela execução da manutenção quando necessário. Certifique-se de manter as linhas de comunicação abertas entre operadores, técnicos e gerenciamento para garantir que todos estejam executando o mesmo jogo quando se trata de requisitos de manutenção.

Troy Geisler es el vicepresidente de ventas y marketing de Talbert Manufacturing. Troy Geisler é vice-presidente de vendas e marketing da Talbert Manufacturing.

Além disso, certifique-se de que qualquer pessoa que esteja realizando a manutenção esteja devidamente treinada. Crie uma rotina que se torne uma segunda natureza para cada membro da equipe. Embora uma equipe de qualidade e uma boa comunicação comecem bem uma operação, isso não é suficiente para que você chegue à linha de chegada. Para isso, sua equipe precisa praticar. Trabalhe com gerentes, operadores e técnicos para criar rotinas de manutenção que funcionem para sua operação. As inspeções pré-viagem são um ótimo lugar para começar.

Aqui estão algumas coisas que você deve considerar incorporar para uma manutenção mais eficiente:

  • Antes de cada viagem, inspecione cuidadosamente a carroceria e o sistema do trailer quanto a danos ou desgaste. Isso inclui freios, pneus, suspensão, elétrica e cilindros, bem como o deck, gooseneck e outros componentes.
  • Certifique-se de que os pneus estejam inflados corretamente com a pressão correta. Pneus com pressão insuficiente são um dos maiores culpados pelo desgaste prematuro, portanto, mantê-los inflados adequadamente aumentará a longevidade e a eficiência do combustível. Alguns fabricantes de primeira linha oferecem sistemas automáticos de enchimento de pneus que facilitam essa importante tarefa para uma manutenção mais eficiente e maior tranquilidade.
  • Confirme se as mangueiras hidráulicas não apresentam rachaduras ou danos. Se estiver operando um modelo desmontável ou de carregamento traseiro, certifique-se de que a pressão hidráulica esteja correta, mesmo em linhas úmidas independentes. 
  • Inspecione também as correntes, amarrações, cintas ou outras amarrações, aqueles que prendem a carga e quaisquer peças sobressalentes armazenadas no trailer.
  • Procure rachaduras, desgaste, elos fracos ou outros sinais de desgaste que possam exigir substituição.
  • Certifique-se de que os cilindros hidráulicos estejam totalmente retraídos quando não estiverem em uso. Isso minimiza a exposição do carneiro de aço inoxidável aos elementos para máxima longevidade.
  • Certifique-se de que as extremidades das rodas, freios, cames e ajustadores de folga estejam devidamente lubrificados para minimizar o desgaste e evitar vazamentos. Para conexões de iluminação, componentes elétricos, luzes e chicotes de iluminação, use graxa dielétrica para reduzir a corrosão.
  • Verifique novamente a segurança da carga para garantir que tudo chegue intacto ao seu destino final.
  • Um plano de manutenção abrangente é vital para manter seus equipamentos, funcionários e carga protegidos. Criar uma rotina de manutenção que se torne uma segunda natureza para sua equipe aumentará a eficiência e fornecerá a melhor produtividade e ROI de longo prazo para sua equipe. Trabalhe com seu revendedor ou fabricante para desenvolver um plano de jogo que funcione para sua situação específica

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Como o planejamento da elevação está integrado à segurança e aos negócios?
Hannah Sundermeyer conversa com especialistas em engenharia sobre o estado atual do planejamento de elevadores
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL