Trem planejado em Mato Grosso

By Gabriel Lira and Luciana Guimaraes28 July 2021

Segundo o governador do estado de Mato Grosso no Brasil, Mauro Mendes, as obras da primeira ferrovia no estado devem começar em 2022 e estima-se que se estendam por 730 quilômetros.

Intervenções podem custar cerca de US $ 2,36 bilhões . “É possível que até o final do primeiro semestre de 2022 tenhamos as obras em andamento”, disse o governador durante o edital oficial da licitação do projeto. Até o momento apenas a Rumo demonstrou interesse. A concessão seria prorrogável por 45 anos e será dividida em dois trechos, um de Rondonópolis a Cuiabá e outro a Lucas do Rio Verde. “O prazo é de 4 anos após o início das obras da ferrovia para chegar a Cuiabá e 7 anos para Lucas do Rio Verde”, comentou o governador.

Espera-se que em 60 dias haja o resultado desta disputa. Segundo Mendes, o principal critério para a escolha da proposta é a “maior cobertura ferroviária dentro do projeto. Não é um projeto para 10 investidores, precisa de um investimento robusto, talvez de várias empresas. Esperamos que haja concorrência, mesmo com empresas de fora do país ”, declarou. “Uma ferrovia que sai da região sul do estado e chega à capital Cuiabá e à região centro do estado vai melhorar muito a nossa condição logística e a competitividade de nossas empresas. Tenho certeza que com essa melhoria na logística o custo do frete pode ser reduzido ”, acrescentou Mendes. 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
Eletrificação das máquinas de acesso está superando o ímpeto regulatório
Impulso em direção às máquinas de construção elétrica começou com a regulamentação governamental
Dados que impulsionam as máquinas
Como os fluxos de dados de monitoramento podem reduzir custos e emissões de carbono e talvez um dia permitir que as máquinas funcionem por conta própria
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL