Trem Maya, no México, inicia construção

By Cristián Peters05 May 2020

tren maya

O ambicioso projeto do Trem Maya, no México, está começando a tomar forma.

No fim de semana passado começaram as obras de construção do Trecho 1 do Trem Maya, a cargo das construtoras Mota Engil e China Communications Construction Company Limited, Gavil Ingeniería, Eyasa e Grupo Cosh. Assim informou o diretor geral do Fundo Nacional de Fomento ao Turismo, Rogélio Jiménez Pons.

Já começaram a chegar ao canteiro de obras máquinas como carregadeiras, retroescavadeiras e escavadeiras, e as estações da antiga linha ferroviária que havia ali estão sendo transformados em instalações de alojamento provisório. O trecho vai de Palenque, no estado de Chiapas, até Escárcega, em Campeche, e cobre uma extensão de 227 km.

Trecho 2

Por sua vez, recentemente foi anunciado o consórcio ganhador do trecho 2 do projeto, que é composto pela espanhola FCC Construcción e a mexicana Carso, contratadas para fazer o projeto, construção e manutenção do trecho. O contrato tem valor de 700 milhões de euros e um prazo de execução de 28 meses, e cinco anos para a manutenção do trecho ferroviário de 235 quilômetros.

Trecho 3

No día 15 de maio será divulgado o consórcio vencedor do projeto do Trecho 3, que percorrerá 172 quilômetros, de Calkíni a Izamal, no estado de Yucatán. Este trecho recebeu 16 ofertas de empresas mexicanas, espanholas, chinesas e portuguesas.

O projeto

O Trem Maya terá uma extensão de mais de 1,4 mil quilômetros, e demandará investimentos de cerca de US$ 6,3 bilhões. A iniciativa conectará os estados de Chiapas, Tabasco, Campeche, Yucatán e Quintana Roo, e atenderá tanto o transporte de passageiros, de turistas e de carga.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022
Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL