Trem de alta velocidade continua nos planos brasileiros

16 December 2013

Plan for high speed train in Brazil

Plan for high speed train in Brazil

O Ministério dos Transportes afirmou que o projeto de construir uma linha de trem alta velocidade conectando as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro segue em seus planos.

O projeto existe desde a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sempre esteve sob intensa polêmica por seu alto orçamento e nunca foi licitado. Esse ano, o governo adiou mais uma vez a licitação porque só uma empresa se mostrou interessada em participar, a francesa Alstom.

O ministro César Borges não deu data para a licitação, mas informou que a decisão do governo é fazê-la em duas etapas. A primeira seria a licitação para escolher a tecnologia de trem rápido, o que pressupõe escolher também a empresa que operará o serviço por 40 anos.

Uma segunda etapa será a licitação para obras de infraestrutura, quando serão escolhidas as empresas construtoras da ferrovia, túneis, estações e outras instalações.

A preços de 2008, data do primeiro estudo do governo federal sobre o trem de alta velocidade São Paulo-Rio, o orçamento do projeto seria de cerca de US$15,2 bilhões. Mas é quase certo que no caso de haver licitação esse valor será maior.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL