Trem de alta velocidade continua nos planos brasileiros
16 December 2013
O Ministério dos Transportes afirmou que o projeto de construir uma linha de trem alta velocidade conectando as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro segue em seus planos.
O projeto existe desde a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sempre esteve sob intensa polêmica por seu alto orçamento e nunca foi licitado. Esse ano, o governo adiou mais uma vez a licitação porque só uma empresa se mostrou interessada em participar, a francesa Alstom.
O ministro César Borges não deu data para a licitação, mas informou que a decisão do governo é fazê-la em duas etapas. A primeira seria a licitação para escolher a tecnologia de trem rápido, o que pressupõe escolher também a empresa que operará o serviço por 40 anos.
Uma segunda etapa será a licitação para obras de infraestrutura, quando serão escolhidas as empresas construtoras da ferrovia, túneis, estações e outras instalações.
A preços de 2008, data do primeiro estudo do governo federal sobre o trem de alta velocidade São Paulo-Rio, o orçamento do projeto seria de cerca de US$15,2 bilhões. Mas é quase certo que no caso de haver licitação esse valor será maior.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

