Treinando

By Cristián Peters17 December 2015

A American Augers, junto com seu distribuidor mexicano Underground Construction Supply México, organizou um curso de capacitação em perfuração horizontal (HDD, na sigla em inglês), dirigido a seus clientes latino-americanos. O encontro, para o qual foi convidada a Construção Latino-Americana, se realizou entre 11 e 12 de novembro em Isla Mujeres, no México, com presença de mais de 20 pessoas. Entre as empreiteiras que participaram do evento, destacavam-se Ingeniería em Túneles y Redes, No-Dig México, RT Conducción Integral e Dufromex.

Segundo disse Sergio Alvarado, diretor geral da UCS México, “o principal objetivo do curso foi ampliar o conhecimento e capacidades dos clientes”, o que segundo o executivo se conseguiu nas jornadas de estudo, em que “se reafirmaram os conhecimentos dos operadores, e se ajudou aos participantes a compreender todas as operações envolvidas um projeto de HDD”.

Tecnologias

Cecilia Zavaleta, gerente territorial para o México e o oeste dos Estados Unidos e Canadá, e Rodolfo Sepúlveda, gerente territorial para a América do Sul e América Central, ambos da American Augers, foram os encarregados de mostrar os equipamentos da empresa, fazendo uma descrição completa dos diversos modelos oferecidos, entre eles as máquinas de auger boring, HDD e equipamentos de reciclagem e bombeamento de lama.

No que se refere a HDD, método que utiliza um equipamento sobre a superfície do terreno e dispositivos de localização eletrônicos para dirigir a ferramenta de perfuração ao longo de um tempo pré-definido, Zavaleta comentou as características dos seis modelos da empresa, que contam com torques desde 20.337 Nm no caso da DD-100, até os 136.000 Nm no caso da DD-1100RS. Recebeu menção especial a DD-440T, que com força de 81.350 Nm, segundo Sepúlveda, é um equipamento que pode satisfazer 90% dos projetos que requerem máquinas de HDD em todo o mundo.

Mas o curso não apenas contou com profissionais da empresa de perfuração. Também, de acordo com Alvarado, a ideia era se referir a: ferramentas de corte que são necessárias para levar a cabo os projetos de HDD, aspecto que esteve sob a batuta de Toby Wright, da Radius (empresa que também pertence à Charles Machines Works, proprietária da American Augers); sistemas de localização do “piloto” de perfuração, que podem ser por Walkover, tema a cargo de Julián Pérez, gerente de vendas de DCI, ou por campo magnético, tecnologia que foi explicada por Daniel Billig, diretor de operações da Europa para a Prime Horizontal; enquanto que a elaboração de fluidos de perfuração esteve sob a responsabilidade de George Dugan, gerente de vendas técnicas da Cetco. Por sua vez, Dan Heat, gerente de treinamento da American Augers, deu detalhes importantes em relação à manutenção dos equipamentos de perfuração e o planejamento de projetos.

“Em resumo, eu diria que se ofereceu um curso completo com os equipamentos, ferramentas, sistemas de localização e fluidos de perfuração, assim como o planejamento de projeto”, comentou Alvarado. “A recepção de HDD nos projetos mexicanos deve ser promovida e sustentada com nossos clientes, para apoiar e conseguir uma relação estreita e de confiança em nossos equipamentos e serviços integrais. Isto é, não só vender equipamentos, mas também apoiar a conseguir os insumos relacionados com a perfuração horizontal, além de assessorar no planejamento de projeto”, agregou.

Segundo adiantou o executivo, estes cursos devem se repetir no futuro, e já se está estudando replicar a “escola da lama”, em conjunto com a Cetco em distintos locais do México. Além disso, serão oferecidos cursos de HDD em algumas companhias clientes, com a finalidade de capacitar os operadores das máquinas.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
América Latina em maturidade de estradas
Revisão de alguns dos principais projetos de construção de estradas da região, que envolveriam investimentos de mais de US$ 18 bilhões.
Principais locadoras da América Latina
Uma nova versão do Latam Rental 45 mostra que 2020 foi um ano complexo, mas a indústria foi resiliente
Off Highway Research: 2021 terá vendas recordes de equipamentos
Apesar da pandemia, as vendas globais de equipamentos de construção atingirão um recorde este ano...se a indústria puder acompanhar a demanda.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL