Transporte pioneiro em Tamazunchale II

By Cristián Peters28 September 2021

Goldhofer Mucino Tamazunchale Graças a Addrive e Addronic, curvas fechadas extremamente apertadas foram alcançadas sem caminhões.

A Iberdrola, uma das cinco maiores companhias elétricas do mundo e o líder mundial em energia eólica, está trabalhando no projeto de energia Tamazunchale II, uma ampliação de 514 MW em sua usina, que hoje já tem uma capacidade instalada de 1.187 MW. Com investimento de US$ 350 milhões e alcançando 1.701 MW, esta seria a usina de ciclo combinado com maior capacidade da América Latina.

Um desafio especial coube à mexicana Transportes Muciño, que teve que transportar alguns dos principais componentes do porto de Tampico até a usina em construção, obra que durou de março a maio de 2021. Em construção no estado mexicano de San Luis Potosí, Tamazunchale II, um dos componentes era um gerador que pesava 380 toneladas e media 10.200 x 5.430 x 5.410 mm. Como a rota incluía vários obstáculos, as combinações convencionais de módulos pesados ​​não eram viáveis, então a empresa recorreu à tecnologia Goldhofer.

Inclinações de até 19%, curvas acentuadas e estradas estreitas representaram um desafio para os engenheiros de projeto de Muciño. Foram implementadas várias combinações de módulos Goldhofer de alta resistência e a ponte de viga alta FAKTOR 5. O peso bruto sem caminhões foi de 705 toneladas. Da mesma forma, os sistemas Addrive e Addronic foram usados. “Com Addronic você pode sincronizar funções básicas como direção, nivelamento e direção de até quatro módulos Addrive. Além disso, a integração de uma frota existente de PST ou THP ao mix de transporte pode ser facilmente feita ”, explicou Rainer Auerbacher, membro do conselho da Goldhofer e diretor de tecnologia de transporte.

Goldhofer Mucino Tamazunchale Travessia da ponte reforçada Plaón Sánchez
Configuração

Começando com uma combinação de 2x FAKTOR 5 de 18 eixos com um empurrador e dois guinchos, os dois módulos Addrive suportaram a combinação. Na cidade de Jaltocan, a equipe de Muciño reconfigurou o comboio em uma combinação paralela de 2x 9 eixos com agora quatro módulos de linha de 6 eixos Addrive sincronizados através do Addronic. A tração combinada de três tratores e módulos Addrive foi capaz de resistir a inclinações de até 14% em estradas extremamente estreitas. Com tratores separados, o comboio percorreu mais de 46 curvas fechadas, mesmo passando por uma curva de 54 graus. Após outra reconfiguração para uma combinação paralela de 2x 12 eixos, a equipe de Muciño dirigiu-se à usina.

Goldhofer Mucino Tamazunchale O comboio faz uma curva muito estreita em San Felipe Orizatlán.

Mais de 126 curvas foram ampliadas para acomodar uma configuração tão grande. Além disso, seis grandes reforços de pontes tiveram que ser feitos em Pánuco, Veracruz, Platón Sánchez e várias outras pontes ao longo da rota. Algumas das pontes tiveram até que ser cruzadas sem caminhões para reduzir o peso geral e evitar longos desvios.

“Com a experiência combinada de Muciño e Goldhofer, fomos capazes de concluir com sucesso uma tarefa inovadora. Tenho muito orgulho da atuação comprometida de nossa equipe na obra ”, disse Raúl Cuevas, diretor comercial da Transportes Muciño.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Calac+: Reduzindo as emissões
A Cooperação Suíça está comprometida com a redução das emissões poluentes na América Latina.
Foco Chile: Investimento austral
Não é de surpreender que os projetos de mineração continuem a ser um dos principais impulsionadores da carteira de planos de infraestrutura do Chile.
Guindastes e equipamentos Cruz del Sur: Elevação Regional
A Cranes y Equipos Cruz del Sur vem ampliando sua presença na América do Sul e hoje tem uma presença significativa no Chile, Colômbia e Peru.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL