Transição energética e descarbonização no setor siderúrgico

alacero

O aço é um componente essencial para a descarbonização global devido ao seu papel fundamental no desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis, tecnologias de energia renovável, entre outros. Sua evolução para uma produção mais sustentável e sua capacidade de impulsionar a inovação são aspectos fundamentais para a transição energética.

É nesse contexto que a Associação Latino-Americana do Aço (Alacero) lançou um novo documento que atualiza seu documento sobre a posição do setor em relação às mudanças climáticas.

O documento, que pode ser acessado aqui, reúne estatísticas e analisa as oportunidades, os desafios e as medidas a serem tomadas para alcançar a descarbonização do setor na região.

Algumas das principais mensagens que podem ser encontradas são:

  • O aço é um componente essencial para a descarbonização. Ele é fundamental para o desenvolvimento de infraestrutura sustentável e tecnologias de energia renovável.
  • A indústria siderúrgica da América Latina gera 15% menos emissões de CO2 do que o resto do mundo e 30% menos do que a China.
  • O setor tem planos de médio e longo prazo que vão desde a implementação de programas de eficiência energética e o aumento do uso de sucata até a aplicação de hidrogênio de baixo carbono.
  • Atualmente, há mais de 15 projetos de energia renovável gerados diretamente pelo setor.
  • É urgente a implementação de políticas e incentivos para o setor, com regras previsíveis que levem em conta a heterogeneidade da região.
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL