Tracbel registra sucesso com e-commerce

e-commerce Tracbel

O mundo digital veio para ficar e as empresas apostam no desenvolvimento desse mercado com novas plataformas, que, em muitos casos, têm apresentado resultados ainda melhores do que o esperado.

Um exemplo disso é a Tracbel, grupo brasileiro distribuidor da Volvo CE, que em 2019 lançou o que segundo eles foi o primeiro e-commerce do setor de máquinas pesadas do país e que já em julho registrava perto de 50% de venda de componentes para o varejo por meio de sua plataforma digital. “Um resultado excepcional, ter pouco tempo para funcionar na nova concepção”, afirma Luiz Gustavo Rocha de Magalhães Pereira, presidente do Grupo Tracbel.

Na verdade, a receita de vendas online aumentou dez vezes do último trimestre de 2019 até julho do ano passado. O volume mensal de transações digitais, que não começou, é contava em dezenas de milhar de reais, atualmente ultrapassa a casa dos milhões. A base de clientes da plataforma quase tripla, assim como o percentual de clientes ativos de e-commerce (aqueles que compram com frequência) aumentaram 400% no mesmo período. “Quem comprou pela internet compra de novo. Na verdade, é cerca de 80% e continua a aumentar ”, afirma Pedro Oliveira, gerente corporativo das peças da Tracbel.

e-commerce Tracbel

“Não queríamos só vender peças online. Investimos para começar uma verdadeira transformação digital no grupo. Queremos aumentar as vendas de peças mas, ao mesmo tempo, trazer benefícios reais aos clientes, garantir maior agilidade nas entregas, melhorar processos e modernizar a empresa de uma maneira geral”, diz o Pereira.

Quais são os benefícios da digitalização?

Redução de tempo; mais eficiência; melhor utilização dos recursos humanos; redução de custos; maior flexibilidade; etc, são algumas das vantagens que a digitalização traz.

Unidade Tracbel Itaitinga Unidade Tracbel Itaitinga

“A digitalização chamou a atenção e atraiu os clientes porque produziu muitas vantagens ao usuário: funcionamento em tempo integral (a transação é feita em qualquer horário e dia da semana); informações facilmente disponíveis (o site é bastante amigável); a compra pode ser feita de qualquer dispositivo (notebook, celular ou desktop); além do pedido poder ser rastreado durante todo o período da transação (uma funcionalidade importante para quem precisa da peça para fazer o reparo e colocar a máquina, o caminhão ou o ônibus de volta ao trabalho rapidamente)”, explica la empresa.

Os visitantes podem comprar de tudo, desde filtros e lubrificantes, a pneus, freios, componentes de transmissão e motores e, no futuro, até mesmo máquinas inteiras das diferentes marcas que a Tracbel opera, entre as quais se destaca a Volvo (equipamentos de construção, caminhões e chassis. De ônibus ), SDLG (máquinas amarelas), Tigercat (equipamento florestal) e pneus Michelin e Camso.

Integração digital

Do total de 27 lojas do grupo, 24 encontram-se integradas numa plataforma de negociação electrónica e a funcionar normalmente, prevendo-se um aumento ainda maior das vendas no final do ano.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL