Tracbel chega aos 55 anos

Nascida em 1967 como uma pequena empresa de manutenção de máquinas, a Tracbel se transformou depois de mais de cinco décadas em um dos maiores distribuidores de equipamentos pesados do Brasil.

Fundada em Belo Horizonte (MG), passou de um estabelecimento comercial meramente local para um sólido grupo nacional multimarcas que comercializa bens de produção e veículos comerciais, com 32 unidades distribuídas em 15 Estados, mais de 1 mil funcionários e milhares de clientes. “Sempre apostamos no oferecimento de equipamentos avançados e em assistência técnica de alta qualidade para aumentar a rentabilidade da operação de nossos clientes”, declara Luiz Gonzaga Pereira, um dos fundadores e presidente do Grupo Tracbel.

Atualmente, a Tracbel é um grande grupo econômico voltado para os segmentos de construção, mineração, transporte, agronegócio, logística e uma série de áreas afins. Luiz Gonzaga atribui o sucesso e a expansão ao longo e árduo trabalho neste campo. “Tenho a convicção de que contribuímos com o desenvolvimento do País por meio da distribuição de equipamentos e soluções de transporte que melhoram a qualidade de vida da população e aumentam a produtividade das empresas”, afirma. “Temos um compromisso inegociável com o progresso. Somos uma rede especialista sempre pronta para acompanhar as mudanças e caminhar com otimismo para viabilizar produtos e serviços que trazem mais eficiência aos negócios dos clientes”, complementa Luiz Gustavo Rocha de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel.

Expansão

Empresa opera na distribuição de equipamentos de construção, mineração, logística, transporte e agronegócio, além da venda de pneus e peças.

Luiz Gonzaga apostou num momento em que a infraestrutura do Brasil era ainda muito deficitária e o país vivia um momento de grandes investimentos. Depois de um período inicial de trabalhos locais, a empresa passou a prestar serviços regional e nacionalmente e a crescer de forma sustentável, sempre com foco no cliente e expandindo com recursos próprios. Foi em 2005 que a Tracbel iniciou sua grande expansão, aliando crescimento orgânico com aquisição de outras empresas: um total de 13 aquisições em 17 anos. O avanço acelerado deu-se a partir de 2016, por conta principalmente da concentração dos negócios em setores da economia também em aceleração, principalmente commodities agrícolas e minerais. “Crescemos dez vezes desde então”, lembra o CEO.

Companhia comercializa produtos e presta serviços para as marcas Volvo (equipamentos de construção, caminhões e chassis de ônibus), SDLG (máquinas amarelas), Tigercat (equipamentos florestais), Michelin e Camso (pneus comerciais) e Kalmar (equipamentos portuários e de logística). Recentemente, a empresa se associou a Itaeté Máquinas Agrícolas, concessionária de máquinas agrícolas da John Deere no interior de São Paulo.

Sempre na vanguarda, a empresa foi a primeira no setor criar um e-commerce, que atualmente já representa 50% das vendas de peças, um comportamento incomum num segmento muito tradicionalista e que sempre priorizava atendimento presencial.

O faturamento online cresceu vinte vezes de março de 2020 a maio de 2022. O volume mensal de transações digitais, que no início era de dezenas de milhares de reais, atualmente ultrapassa a casa de milhões.

A direção anunciou recentemente o início de um plano de geração de energia limpa em toda a sua rede, dando sequência ao compromisso do grupo com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A filial de Sumaré, na região metropolitana de Campinas (SP), já é a primeira casa totalmente autossustentável em energia solar. A previsão é o sistema ser instalado em todas as 32 unidades do grupo espalhadas pelo País. “Queremos expandir nossas operações, mas sempre com o menor impacto ambiental possível”, explica o CEO.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL