Top 2 no ranking 100 Open Startups 2022 investe em AI

Construtech responsável por tecnologia de imagens em 360º agora investe em inteligência artificial dentro dos canteiros

Com mais de 700 obras em andamento espalhadas por 20 estados do Brasil. A Construct IN, startup que permite a construção de qualquer lugar do mundo, tem expectativas de ampliar suas funcionalidades e crescer ainda mais em 2023, reduzindo custos e aumentando a produtividade nos canteiros de obras. Durante todo o ano de 2022, a solução teve 283% de aumento no faturamento e ultrapassou a marca de 100 clientes.

Empresa foi a 02 do ranking 100 Open Startups 2022. O Ranking 100 Open Startups destaca as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações líderes em open innovation com startups, ampliando seu reconhecimento e atraindo novas oportunidades de negócios.

O que a Construct IN oferece é a última inovação do mercado de gestão de obras e construções. Enquanto muitas empresas ainda acompanham todo o andamento das obras apenas através de visitas e vistorias presenciais, a tecnologia desenvolvida pela startup permite às equipes de engenharia visualizar suas obras através de imagens 360°, de maneira 100% remota, como se estivessem “caminhando” virtualmente no canteiro. Dessa forma, facilitando o trabalho de acompanhamento da obra que também passa a poder ser feito à distância.

De acordo com o CEO, Tales Silva, a cartela de clientes também aumentou no último ano e já contabilizam mais de 130 empresas. Em 2022, houve um crescimento expressivo na captura de imagens no sistema, cerca de 6,7% por mês, chegando ao número de 1,5 milhões de imagens na plataforma ao final do ano, números que representam uma excelente aceitação para o uso da solução no dia a dia das equipes. A estimativa é que em 2023, o número de imagens alcance a marca de 3 milhões de capturas.

“Não restam dúvidas de que a Construct IN traz uma tendência forte para o mercado, principalmente no segmento de obras de varejo e indústrias, mas isso fica ainda mais em evidência com os números de obras no sistema. Houve um crescimento de aproximadamente 3x no último ano. Já são mais de 700 obras, comparado com as 250 de 2021. Um verdadeiro salto, o que demonstra que o setor da construção civil tem caminhado para uma transformação tecnológica” afirma Tales, que comemora o bom desempenho de 2022 e tem uma visão ainda mais ambiciosa para os resultados do ano que se inicia.

Além disso, a inteligência artificial é a principal aposta da Construct IN para 2023 no aperfeiçoamento dos processos de gestão remota de execução e pós-obra na construção civil. Chamada de “INsight”, a tecnologia que está em desenvolvimento visa ser o novo marco na indústria, tornando mais simples o acompanhamento da evolução da obra.

Por meio da análise das imagens em 360º feita por um algoritmo, ela é capaz de identificar diferentes elementos da obra como forro, piso, contrapiso, alvenaria, entre outras. Isso permite verificar avanços ou atrasos dentro do projeto de forma simplificada, facilitando a gestão da obra e seus prazos pelos responsáveis. Um dos líderes do projeto da Construct IN, Emilio Bier fala sobre o ponto crucial do projeto que é a agilidade ganha na verificação do progresso da obra.

“Em uma obra convencional, é necessária uma visita presencial para avaliar o avanço do projeto. Com a plataforma da Construct IN, já possibilitamos que essa visita seja feita de forma virtual. Agora com o algoritmo INsight, a visita virtual se tornará ainda mais rápida, pois o algoritmo aponta para o usuário quais os ambientes que tiveram avanço e entrega indicadores gerais do andamento do pavimento, como um todo”, explica Emílio.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL