Tinder da construção aposta em IA para mapear obras no Brasil

Algoritmo mapeia construções de todo o país para conectar quem compra e quem vende os insumos.

Destacar seu negócio frente a um mercado competitivo não é algo simples.

Por isso, quem souber se preparar e incorporar o que há de melhor em seu segmento, certamente, terá um diferencial estratégico nesse objetivo. Quem compreende muito bem isso é a Prospecta Obras, startup de construção que civil que vem investindo fortemente em seu algoritmo pautado em Inteligência Artificial que mapeia construções em todo o do país e fornece dados analíticos sobre o setor. Com o apoio desta tecnologia, a projeção é crescer 25% neste ano, solidificando a ponte entre vendedores e compradores deste setor.

Para empresa, é preciso conhecer o passado para entender o presente e planejar o futuro.

Fundada em 2008 por Wanderson Leite, a ideia do negócio surgiu a partir de uma dificuldade comum enfrentada por todo empreendedor: atrair mais clientes à sua marca. Na época, trabalhando para uma loja de móveis planejados, observou que o velho hábito de aguardar que novos consumidores chegassem espontaneamente ao estabelecimento não funcionava mais. “Precisávamos ir atrás destes compradores onde quer que estivessem. Então, comecei a buscar formas que auxiliassem a encontrá-los e, acima de tudo, a entender suas demandas para que pudesse atendê-las”, explica.

Com este objetivo em mente, aliado à sua paixão pela tecnologia, Leite desenvolveu um algoritmo capaz de mapear todas as obras em andamento em uma determinada região. O programa contém um software de gestão e geolocalização que reúne todas as informações em um só lugar, podendo ser facilmente acessadas pelos vendedores, 24 horas por dia, sete dias na semana, pela nuvem, de qualquer lugar. Sua implementação levou a um aumento de 300% nas vendas da loja e, com tamanho sucesso, levou a proposta além – fundando, em 2010, a Prospecta Obras.

Desde então, a startup vem investindo constantemente nos aprimoramentos de seu algoritmo por meio da Inteligência Artificial, atingindo cada vez mais um público que, até antes da pandemia, tinha forte objeção em contar com o apoio da tecnologia em seu trabalho. “Ficou claro que a IA é uma ferramenta extremamente benéfica para a construção civil, ajudando a analisar, identificar e transformar informações do dia a dia destes profissionais em algo relevante para suas operações. O que a pandemia fez foi reduzir a resistência ao uso deste tipo de ferramenta”, ressalta.

Como prova disso, um estudo divulgado pela Accenture mostrou que a Inteligência Artificial tem potencial para aumentar os lucros desta indústria em, aproximadamente, 71% até 2035, graças à sua capacidade de aprendizado contínuo e tomada de decisões baseadas em dados reais e seguros.

Ao implementar IA em seu algoritmo, a ferramenta traz informações completas sobre canteiros de obras no país, seu estado de andamento, quem são os envolvidos no projeto, e muitos outros dados relevantes que conectem estes profissionais às lojas de materiais e interessados em comprá-los. “Levamos essas informações de forma rápida e simples para toda a cadeia, respeitando as normas da LGPD, solidificando o relacionamento e a ponte entre quem constrói e quem vende material para construção”, pontua.

Dessa forma, ao invés de aguardarem que os clientes cheguem ao negócio, o sistema atua proativamente neste sentido, eliminando a dificuldade de comunicação e contato com estes fornecedores e permitindo análises mais precisas para auxiliar a movimentação deste setor.

Paralelamente a essa missão, a empresa também criou o EuConstruindo.com, um portal para que qualquer pessoa solicite um orçamento. “Muitas vezes, o cliente também tem dificuldade para solicitar orçamentos de forma rápida e precisa. Por isso, resolvemos oferecer uma solução capaz de simplificar as suas obras”, destaca.

O mercado de construção civil aprendeu a lidar com as adversidades do cenário econômico e a andar com as próprias pernas. E, neste cenário, a visão de trabalho disposta pela Prospecta Obras permite que a startup se expanda constantemente. Para 2024, a meta é atingir a marca de 200 franquias no país, o que representa um crescimento de 40% no número atual de unidades. No faturamento, a empresa espera crescer 25%, ultrapassando os R$ 15 milhões. “Investiremos cada vez mais em tecnologia para transformar o setor de construção civil do nosso país”, finaliza o fundador.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL