thyssenkrupp assina Acordo Ambiental com o Governo de São Paulo para redução de gases de efeito estufa

Os objetivos estabelecidos pelo grupo foram analisados e avaliados pela Science Based Targets (SBTi), que os classificou como diretrizes alinhadas às metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, em 2015.

A thyssenkrupp aderiu no último dia 6 de junho, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, ao Acordo Ambiental São Paulo, que visa à redução na emissão de gases de efeito estufa (GEE). O documento foi assinado em conjunto com outras empresas alemãs em uma cerimônia da qual participaram a Ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O acordo, conduzido pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais (SERI) e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) em conjunto com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), tem o objetivo de incentivar empresas, gestões municipais e outras entidades de São Paulo a assumir esse compromisso de forma voluntária por meio da implementação de soluções e tecnologias inovadoras. A adesão pressupõe a redução dos gases de efeito estufa nos próximos dez anos e tem sua renovação prevista até 2030.

A thyssenkrupp assumiu o compromisso global de se tornar neutra em carbono até 2050. Nesse contexto, foram estabelecidas outras metas, que incluem a redução de cerca de 30% nas emissões diretas de CO² relacionadas aos processos produtivos e à energia utilizada, além da diminuição de 16% das emissões indiretas - na cadeia de valor da empresa – até o ano de 2030. Os objetivos estabelecidos pelo grupo foram analisados e avaliados pela Science Based Targets (SBTi), que os classificou como diretrizes alinhadas às metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, em 2015.

“Diante do potencial do Brasil para assumir uma posição de liderança nas políticas ambientais, iniciativas como o Acordo Ambiental São Paulo são fundamentais para somar esforços e impulsionar ainda mais o que já está em curso em um estado com a importância econômica de São Paulo”, afirma Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp para a América do Sul. “A thyssenkrupp segue cada vez mais comprometida com a transformação verde por meio do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e da implementação de medidas que reduzam o impacto ambiental das nossas operações.”

Em São Paulo, o grupo possui duas plantas automotivas que atingiram o marco de se tornar Zero Aterro: a thyssenkrupp Springs & Stabilizers, localizada na capital paulista, e a thyssenkrupp Metalúrgica Campo, em Campo Limpo Paulista. A iniciativa indica que as fábricas implementaram uma série de medidas que possibilitam a reciclagem ou o reaproveitamento de praticamente 100% dos resíduos gerados, evitando que sejam destinados a aterros sanitários.

As unidades implementam constantemente novas ações que buscam reduzir o impacto ambiental de suas atividades. No caso específico da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, o atingimento do marco Zero Aterro é uma das iniciativas contempladas pelo programa Rota Azul, que, além da gestão dos resíduos, tem a finalidade de minimizar o consumo de água, proporcionar mais eficiência energética e mitigar as emissões dos gases de efeito estufa que são gerados nas operações da fábrica.

Como resultado de toda sua estratégia de sustentabilidade e contribuição para redução das emissões, a thyssenkrupp tem sido reconhecida pela organização internacional Carbon Disclosure Project (CDP) como uma das empresas líderes mundiais em proteção climática por sete anos consecutivos, sendo uma das 330 companhias internacionais presentes na “A-List 2022” de proteção climática da entidade.

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é um grupo internacional de empresas que compreende negócios industriais e de tecnologia independentes e emprega cerca de 96.000 pessoas em 48 países.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL