THK Brasil comemora 30 anos de atuação no País

A multinacional japonesa reuniu seus colaboradores, parceiros e fornecedores para festejar os 30 anos no Brasil e 52 no mundo.

A THK Brasil, de desenvolvimento do mecanismo de guia de movimento linear, fabricante de diversos modelos de guias lineares, fusos de esferas, atuadores lineares e elementos de máquinas, festejou seus 30 anos de atuação no Brasil e 52 anos no mundo, no último dia 01 de setembro, no Espaço Climbers, em São Paulo.

Nilton Gimenes - Diretor Presidente da THK Brasil

Durante o evento, o diretor-presidente da THK Brasil, Nilton Martins Gimenes, destacou os desafios e conquistas da empresa ao longo dos anos, desde a criação no Japão em 1971 e a abertura da filial no Brasil em 1993 e aproveitou para homenagear os colaboradores, responsáveis pelo fortalecimento da empresa. “Apesar das adversidades dos últimos anos, conseguimos alcançar as metas e estamos crescendo ao longo do tempo. Nossos colaboradores são pessoas dispostas a fazer acontecer, lutam por atingir as metas, e se esforçam a cada dia para entregar o melhor, para que a empresa também possa disponibilizar o melhor atendimento ao mercado”, afirmou Gimenes, ressaltando que a estimativa da companhia é crescer 20% neste ano.

O vice-presidente da THK Brasil, Hiroshi Yamaguchi, durante seu discurso também mencionou o bom momento que a empresa atravessa no País e fez um agradecimento especial aos convidados. “Estamos comemorando os 30 anos de sucesso da THK, conquistados através da contribuição dos nossos colaboradores e das parcerias dos nossos fornecedores e clientes, razões da empresa se manter no mercado por tantos anos”.

Outro momento marcante do evento foi a homenagem feita pelas empresas Yaskawa Elétrico do Brasil, através do diretor geral, Luís Simione, e do gerente de engenharia de aplicação e vendas da Yaskawa, Anderson Sato, como também pela Sachet Tecnologia em Automação e Robótica, através do diretor executivo Eduardo Sachet, que agradeceram e presentearam a THK Brasil pela parceria de sucesso.

A festa foi cheia de atrações como a apresentação de Taiko, da Tamashii School of Taiko, o show do cantor internacional, Joe Hirata, que animou os convidados e depois distribuiu vários brindes no final de sua apresentação. Teve, ainda, a presença de DJ, tudo isso junto com um delicioso coquetel e jantar.

 

Linha do tempo:

A THK foi fundada em abril de 1971, por Hiroshi Teramachi com o nome de Toho Seiko Co. Ltd., em Meguro, Tóquio.

A fundação da empresa ocorreu em um ambiente propício, pois o Japão vinha de uma grande expansão de sua economia, nas décadas de 50 e 60, com aumento do PIB de mais de 9% ao ano, sendo que na indústria manufatureira chegava a 13%.

Em abril de 1972, a THK iniciou as vendas de seu produto pioneiro no mundo: as guias lineares. No ano seguinte, ocorreu a crise mundial do petróleo, afetando a economia japonesa devido aos altos custos da energia, exigindo economia de energia elétrica e aumento da produtividade (com precisão elevada), dois itens principais entre as vantagens das guias lineares.

Foto: THK Brasil

Na década de 80, o crescimento da empresa foi alavancado graças aos avanços dos microcircuitos e semicondutores, segmento que até hoje a THK é líder nos mecanismos de movimentação das máquinas. Tanto que com apenas 10 anos da fundação, em março de 1981, é constituída a THK América e, em outubro do ano seguinte, a THK Europa, na Alemanha.

Em 1990, inicia-se a abertura comercial do Brasil para o mundo que previa a redução gradual das tarifas de importação e, desta forma, cria-se um ambiente favorável para que, em setembro de 1993, fosse estabelecida a THK Brasil, inicialmente em um escritório na Av. Paulista, na cidade de São Paulo.

As grandes transformações na economia brasileira geradas pela liberação comercial e financeira, associadas ao Plano Real em 1994, influenciaram positivamente o crescimento da THK Brasil. Isso culminou para a transferência da empresa para o bairro da Freguesia do Ó, com a criação de um estoque local para atendimento do mercado, em 1996.

A implantação do estoque local alavancou o crescimento, possibilitando a transferência da empresa para um galpão industrial, no bairro do Jaguaré, São Paulo, em 2002.

Nos anos 2000, o Brasil cresceu economicamente, sustentado por políticas de incentivo ao consumo e distribuição de renda, cenário que fortaleceu o segmento industrial e contribuiu para o crescimento sustentável da empresa. De tal modo, que a THK Brasil triplica sua área fabril, em 2015.

Hoje, a THK tem orgulho de seus desenvolvimentos tecnológicos com 623 patentes no Japão e 1.310 em outros países, assim como de toda sua equipe de colaboradores que já soma mais de 13.500 no mundo distribuídos em 37 plantas industriais e 122 escritórios de vendas.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL